terça-feira, 14 de junho de 2011

Cinzas de vulcão prejudicam voos no Cone Sul nesta terça

Voos do Brasil a Buenos Aires e Montevidéu foram cancelados nesta manhã

 
Na cidade de Entrelagos, Chile, abrigo para pessoas que foram evacuadas das casas próximas ao vulcão 

A nuvem de cinzas expelida pelo vulcão chileno Puyehue prejudica os voos no chamado Cone Sul da América do Sul nesta terça-feira. Os aeroportos argentinos, que estiveram fechados durante toda a segunda-feira, seguem com problemas. As companhias aéreas Aerolíneas, Pluna e LAN decidiram manter suas operações suspensas até, pelo menos, as 14 horas desta terça. De acordo com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), estão cancelados os voos de todas as companhias aéreas com origem e destino em Buenos Aires, Montevidéu e Punta Del Este.
Na cidade de Entrelagos, Chile, abrigo para pessoas que foram evacuadas das casas próximas ao vulcão Puyehue
Em nota, a TAM informou que "os clientes da companhia devem ligar para a Central de Atendimento da TAM antes de se dirigirem ao aeroporto ou para remarcar seus voos. Os números são: Brasil: 4002-5700 (capitais) e 0800-570-5700 (demais localidades)". Já a Gol orientou os passageiros a "permanecer em suas cidades de origem e verificar a situação dos voos com a empresa antes de se dirigir ao aeroporto".


A companhia afirmou ainda que "providenciará reacomodações sem cobrança das taxas previstas e, se os clientes preferirem cancelar a viagem, receberão o reembolso no valor integral dos bilhetes". O número de atendimento ao cliente da Gol no Brasil é 0300-115-2121.
O complexo vulcânico Puyehue-Cordón Caulle, que fica no sul do Chile, entrou em erupção há uma semana. A nuvem de cinzas contaminou vários rios e lagos do país andino e afetou a comunicação aérea na Argentina, no Uruguai e no Brasil.
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), vinculado à Força Aérea Brasileira (FAB), alerta que as nuvens vulcânicas contêm um componente semelhante ao vidro que, em contato com as turbinas dos aviões, pode derreter e provocar danos, como o apagamento dos motores das aeronaves. As cinzas podem ainda tirar a visibilidade dos pilotos e prejudicar a respiração de passageiros e da tripulação com gases tóxicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...