quarta-feira, 29 de junho de 2011

Realizado na capital primeira união homoafetiva pública da Paraíba

 
No Cartório Travassos, Centro de João Pessoa, Edvaldo Fernandes Farias, de 57 anos, e José Virgílio Filho, de 50 anos, oficializaram, na tarde de terça-feira, dia 28, um relacionamento que já dura 30 anos. A formalização da união dos dois marcou o Dia Nacional do Orgulho Gay, também comemorado ontem, na capital. O fato não é inédito no estado, no entanto é o primeiro que vem a público por interesse do próprio casal.
Edvaldo, que trabalha como professor, explicou que a decisão de formalizar a sua união com Virgílio só surgiu recentemente devido a possibilidade de transformar a relação dos dois em uma unidade familiar após a decisão do Supremo Tribunal Federal em maio. "A nossa intenção com a união homoafetiva estável é de ter nossos direitos garantidos. Sabemos que a legislação ainda não prevê tantas garantias aos homossexuais, então temos que fazer valer os direitos que já existem", comentou.
O casal possuía antes da oficialização apenas um contrato de convivência que não garantia benefícios como pensão para um dos parceiros em caso de falecimento do outro. O próximo passo agora de acordo com o casal é ter a sua união reconhecida legalmente como o primeiro casamento homossexual da Paraíba. "Estamos, junto com o MEL (Movimento do Espírito Lilás), entrando com um pedido judicial para que nossa união estável seja transformada em casamento civil para que nossa união seja reconhecida como uma família", afirmou Edvaldo. Após ter o casamento civil reconhecido, o casal pretende adotar uma criança.

Da Redação com O Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...