quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Rota Turística 101: PBTur conclui mapeamento do Litoral Sul nesta 6ª

Cidade de Conde entra na Rota Turística 101


 Técnicos da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Sebrae-PB e Secretaria de Turismo de João Pessoa (Setur) realizam nesta sexta-feira (26), a segunda etapa do mapeamento dos atrativos turísticos do Litoral Sul.

Serão visitadas as barracas, os quiosques e restaurantes localizados nas praias de Coqueirinho, Tabatinga e Jacumã. Na semana passada os técnicos estiveram na Praia Bela (Pitimbu) e em Tambaba (Conde).

Esta ação faz parte do projeto ‘Rota Turística 101’, que tem por objetivo inserir roteiros das cidades que estão às margens da rodovia BR 101, que interliga os estados da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. A próxima etapa do projeto é iniciar o mapeamento dos atrativos turísticos de João Pessoa e do Litoral Norte.



A consultora de planejamento da PBTur, Débora Luna, que está participando do mapeamento, disse que os técnicos dos três órgãos aplicam um questionário aos proprietários dos estabelecimentos e atrativos turísticos, abordando pontos importantes como segurança, higiene, capacidade de carga e acesso. Essas informações constarão no relatório e servirão de base para que o consultor/crítico possa classificar os equipamentos, e também para que seja possível verificar o que será preciso melhorar.

Débora Luna explica que a ‘Rota Turística 101’ vai seguir o modelo da Rota 233, criada pelo governo de Pernambuco e que contempla 52 estabelecimentos comerciais, entre restaurantes, barracas de frutas, cafés, casas de queijos, tapiocarias e lojas de conveniências de 17 municípios de quatro regiões. Os guias gastronômicos já estão sendo distribuídos em todos os postos de informações da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur).

Na Paraíba, o projeto envolverá municípios localizados nas fronteiras com Pernambuco (direção sul) e Rio Grande do Norte (direção Norte). Segundo Débora Luna, o roteiro dentro da Paraíba terá início no Posto Fiscal do Estado - fronteira com Pernambuco - cruzando Pitimbú e Conde, seguindo para João Pessoa e litoral Norte.



“Nesses destinos será feito o levantamento dos equipamentos, como barracas de praia e restaurantes, e dos atrativos que serão indicados no guia. Faremos o levantamento também das atividades relevantes como a existência de passeios, trilhas e comercialização de artesanato que se sobressaiam nessas regiões”, ressaltou a executiva.

Roteiro - Saindo da praia de Jacumã, a rota segue para João Pessoa. Segundo a consultora da PBTur, na Capital será feito o ‘Circuito Orla’ até Cabedelo. “É importante lembrar, que em João Pessoa, assim como nos outros municípios, serão indicados equipamentos e atrativos importantes da região que não fazem parte do circuito da Rota 101. Foi pensado, para isso, em um espaço, dentro do guia, onde serão indicados os locais que estão fora do circuito da Rota”, afirmou Débora Luna.

De Cabedelo, a rota segue em direção ao píer onde funciona a travessia de balsas até Lucena, seguindo em direção aos municípios do Litoral Norte (Lucena, Rio Tinto, Baia da Traição e Mataraca), até o limite com o Rio Grande do Norte. “De lá até o limite com Pernambuco - sentido de volta da Rota 101 - ela segue direto pela BR-101, onde serão mapeados os equipamentos ao longo da rodovia”, explicou a consultora.


Secom-PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...