segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Prefeitos aprovam Pacto pelo Desenvolvimento Social da Paraíba

 
Um total de 140 prefeitos e 40 representantes compareceu à solenidade de apresentação do Pacto pelo Desenvolvimento Social da Paraíba, feita pelo governador Ricardo Coutinho, na manhã desta segunda-feira (15), no Cine Banguê do Espaço Cultural José Lins do Rego. No Pacto houve a inscrição de 219 prefeituras, 197 projetos foram enviados e 180 selecionados. Nesta primeira edição do Pacto o repasse do Governo do Estado para contribuir com a execução dos projetos é de mais de R$ 40 milhões para as áreas de educação e saúde. Todos os projetos terão a contrapartida social das prefeituras.

O presidente da Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (Famup) e prefeito de Picuí, Rubens Germano, avaliou que a iniciativa é louvável, pois as prefeituras poderão acessar recursos públicos através de editais, o que deixa de lado a bandeira partidária. Cada gestor vai pactuar com o Governo Estadual e a Famup vai orientar prefeitos nas próximas edições do programa na elaboração dos projetos.
“O Pacto é uma atitude muito importante, muito séria, abrangendo o Estado como um todo, sem cores partidárias e melhorando o que há de mais básico que é a educação e a saúde”, disse o prefeito de São José de Espinharas, Ricardo Wanderley. A prefeita de Monteiro, Edna Henrique, afirmou que o Pacto é um tipo de programa, uma parceria que já deveria existir a mais tempo em nosso Estado.

Para o prefeito de Santa Terezinha, David Cordeiro, o Pacto é uma proposta diferenciada. “Hoje todos os prefeitos podem apresentar suas propostas e, com isto, o governador Ricardo Coutinho está fazendo o que prometeu na campanha, quando disse que não discriminaria prefeitos”.

Na opinião da prefeita da cidade de Bananeiras, Marta Ramalho, o Pacto é uma ajuda muito importante para os municípios e agora muitas ações nas áreas de educação e saúde vão ser realizadas. A prefeita de Lagoa de Dentro, Suely Madruga Freire, disse que o governo está de parabéns ao convocar os prefeitos a investir numa parceria que prioriza a saúde e a educação para melhorar os indicadores nessas duas áreas realmente prioritárias. “O governo está pactuado com os municípios e eu considero muito positivo esse momento em que o governador nos chama para melhorar a qualidade de vida de nosso povo”.

Em Santa Rita, na comunidade Forte Velho, o Pacto pelo Desenvolvimento Social assegura recursos de mais de R$ 1 milhão para a construção de uma escola e na sede da cidade será construída uma creche. O prefeito Marcos Odilon avaliou como ótima a iniciativa do Governo do Estado ao lançar o Pacto.

Na avaliação do prefeito de Mari, Antonio Gomes, o Pacto é uma dos maiores programas que o Governo do Estado realiza. “O governador Ricardo Coutinho está implantando no Estado um governo técnico e isto é muito bom para a Paraíba, o que já deveria ter ocorrido há muitos anos”.
O prefeito da cidade de Areia, Elson Cunha Lima, informou que a cidade terá reativada a Escola de Música. Ele avaliou que o Pacto pelo Desenvolvimento é uma medida inédita, tendo em vista que, de forma democrática, todos os 223 municípios foram convidados a apresentar seus projetos. “Só temos a parabenizar esse Pacto pelo Desenvolvimento da Paraíba”.
Secom-PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...