quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Degustação marca o encerramento do Curso de Tecnologia do Pescado em Jacumã

A Associação de Pescadores de Jacumã, em parceria com a Prefeitura Municipal de Conde, Colônia de pescadores “André Vidal de Negreiros” Z-03, promoveu um curso Tecnologia do Pescado com duração de 200 horas, ministrado no âmbito do convênio único MTE/SPPE/CODEFAT Nº 044/2006, celebrado entre o Governo do Estado da Paraíba através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano – SEDH e o Ministério do Trabalho e Emprego, por meio do Plano Nacional de Qualificação – PNQ, financiado pelo fundo de Amparo ao Trabalhador – FAT.
 Uma deliciosa degustação de produtos feitos à base de peixe coroou na tarde desta terça-feira (16/08), na Pousada em Jacumã, o encerramento do Curso de Tecnologia do Pescado.


22 participantes e várias receitas deliciosas a base de peixe, além de inovações na gastronomia e na manipulação do pescado.







Abrilhantando o evento realizado pela prefeitura municipal de Conde, muitas foram as autoridades que estiveram presente, o prefeito em exercício Dr. Quintino Régis, o procurador geral do município Hermann Régis, secretário de agricultura Juscelino, secretária adjunta de Turismo Suzane Cassol e o presidente da associação dos pescadores de Jacumã Daniel Carneiro dos Anjos.

O curso teve o objetivo de qualificar os participantes a desenvolverem produtos que poderão fazer parte, inclusive, da alimentação escolar no município. Os produtos degustados foram confeccionados durante as aulas pelos próprios alunos.
– É uma iniciativa  que visa qualificar os participantes a fazerem produtos à base de peixe de forma a promover até mesmo a praticidade de sua utilização na cozinha, como hamburguer, Linguiça e quibes, por exemplo. E isto pode servir, além disso, como uma forma de os pescadores obterem uma renda alternativa – explica Nevinha, lembrando que a realização do curso atende a uma reivindicação da Associação de Pescadores, através de seu presidente, Daniel Carneiro dos Anjos.

Culinária e Aproveitamento do Pescado

Dentre as novas receitas tinha: Frio de Rocambole com Peixe, Linguiça de Peixe, Lasanha de Peixe, Panqueca de Peixe e vários Salgadinhos feitos com Peixe: pastéis, Empadas, Croquetes, Pizzas, entre outros.

A palavra dos participantes

Os alunos que fizeram o Curso aprovam a iniciativa: “Sempre tive vontade de trabalhar em restaurantes que servem peixe, mas não sabia cozinhar muito bem. Tenho certeza que depois deste curso vou poder buscar um emprego em um bom restaurante, já que em Jacumã o pescado é a principal pedida dos turistas” explica Fabilene Pereira Bernardo (23 anos), que esta em busca de uma vaga no mercado gastronômico.


Marciolina Eleutério Bandeira, conta que com o certificado do curso vai poder trabalhar conforme as exigências do mercado de cozinheira, “além disso, poderei incrementar o cardápio dos turistas. As pessoas vêm de tão longe para comer um peixe, é importante servir algo de qualidade, ter variedade e criatividade nos pratos”, completa Marciolina.

Durante o Curso, o Profª. Maria José de Fátima dos Santos realizou atividades de preparação de "Fish Burguer" como alternativa de renda dentro da economia solidária, principalmente para as famílias dos pescadores e o para o melhor aproveitamento do pescado. Segundo a professora, no futuro, na etapa de  incubação espera-se um melhor aproveitamento dessa tecnologia para inserção da proteína de peixe na merenda escolar e no comércio local. “Busca-se oportunizar o conhecimento de forma que os cooperados possam vislumbrar.
  
VALOR NUTRITIVO

Um grande impulso foi dado ao consumo de pescado após as descobertas da ciência da nutrição, mas devido principalmente à presença de vitaminas A e D no óleo do fígado de peixes.
A carne de peixe é recomendada como fonte de proteínas de alto valor biológico e o pescado inteiro em forma de farinha como fonte de cálcio e fósforo.
 Há também recomendação de ingestão devido ao baixo colesterol e alto teor de ácidos graxos insaturados
para dietas de pacientes que sofrem das coronárias.
Indiscutivelmente o primeiro ponto a considerar em termos de valor nutritivo do pescado é o referente à proteína.
Veja outras fotos aqui!
Reportagem: Mário Luiz (carioca)
Fotos: Central PB de Jornalismo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...