quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Protesto de topless termina em prisão durante julgamento de ex-premier na Ucrânia

Uma das manifestantes é detida / Reuters

KIEV - O grupo feminista ucraniano Femen levou sua marca registrada nesta terça-feira ao julgamento da ex-primeira-ministra Yulia Tymoshenko. Duas ativistas foram detidas ao subirem, com os seios à mostra, em um carro da polícia em frente ao tribunal. A dupla subiu no teto da van policial estacionada perto do tribunal, no centro da cidade de Kiev, tirando as blusas e zombando da polícia e dos políticos.
- Esse carro é reservado para bandidos. A saída está aberta - gritaram as duas, antes de serem detidas.
O protesto amenizou um pouco a tensão gerada pelo julgamento de Tymoshenko. Ela é acusada de abuso de poder por um acordo de gás natural assinado com a Rússia em 2009, quando ela era primeira-ministra.
O presidente Viktor Yanukovich diz que o acordo sobrecarregou a Ucrânia com preços altos demais para suas importações de gás natural.

O Femen realiza protestos frequentes pelos direitos das mulheres e aborda diversas causas, desde campanhas contra o turismo sexual na Ucrânia ao tratamento de mulheres no Oriente Médio.
Ao explicar a ação de Inna Schevchenko, de 21 anos, e Oksana Sachko, de 23, nesta terça-feira, o Femen disse que era contra "as brigas sujas internas entre duas gangues criminosas que estão sendo divulgadas ao povo como uma luta entre o bem e o mal". O julgamento de Tymoshenko está no centro de uma grande disputa política.
 
Da Redação com Globo .com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...