quinta-feira, 23 de maio de 2013

Incêndio atinge empresa de combustível em Duque de Caxias




RIO - Morreu na tarde desta quinta-feira um homem que ficou ferido durante o incêndio de que atingiu um depósito de combustível da Petrogold, em Duque de Caxias. De acordo com a prefeitura de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, Gelson da Silva Ferreira, 43 anos, era funcionário da empresa e foi socorrido antes da chegada dos bombeiros. Ele foi levado para Hospital estadual Adão Pereira Nunes, em Saracuruna, mas não resistiu aos ferimentos.

O incêndio de grandes proporções atinge o depósito da transportadora desde o fim da manhã desta quinta-feira. O local fica numa área residencial, na Rua Geraldo Rocha, número 298, na localidade de Jardim Primavera. Pelo menos sete tanques foram consumidos pelas chamas, que também atingiram algumas casas próximas. Bombeiros do Grupamento Operacional com Produtos Perigosos e de outros quatro quartéis foram acionados, por volta das 10h55m, isolaram a área e retiraram os moradores. Um bombeiro que combatia as chamas passou mal e foi atendido em uma ambulância. O fogo de pelo menos quatro tanques já foi controlado.
Devido ao risco de novas explosões, a Defesa Civil decidiu aumentar a área de isolamento na região onde fica a transportadora. Segundo o tenente coronel Gil Kempers, diretor do Centro estadual de Desastres, há ainda o risco de explosão dos outros três tonéis.
— O risco maior é o gás que esse tonel gera, não propriamente o combustível. Estamos aumentando a área de isolamento para garantir a segurança da população — afirmou Kempers, que disse ainda que a área de isolamento passou de quatro para cinco quarteirões.
Mais cedo, em nota, a direção do Hospital Adão Pereira Nunes informou que foi montado um plano de contingência para atendimento a possíveis vítimas do incêndio. A unidade não foi esvaziada, e os pacientes já internados permanecem onde estão. O hospital, no entanto, pede ainda que "pessoas que não estejam envolvidas no incêndio que atinge o depósito de combustível" evitem se dirigir ao hospital.
— Nossas equipes do Corpo de Bombeiros estão fazendo um trabalho muito cuidadoso de resfriamento no entorno do incêndio. O trabalho da Defesa Civil, junto com o Corpo de Bombeiros, é isolar a área — explicou Jerry Pires, subsecretário de Defesa Civil de Duque de Caxias.
O governador Sérgio Cabral, que participou da abertura de uma exposição no Centro do Rio, afirmou que também está acompanhando os trabalhos dos bombeiros para controlar o incêndio:
- Todo o contingente está lá trabalhando, me mantendo informado e oxalá a gente consiga debelar o mais rápido possível. Nossa equipe está lá, o Corpo de Bombeiros, presente. Já há unidade lá e reforçamos. Estamos acompanhando.
Testemunhas contaram que era possível ouvir barulhos das explosões. Muitos moradores deixaram suas casas abertas e saíram apenas com a roupa do corpo. Alguns conseguiram salvar os animais de estimação. Segundo o morador Dario Ferreira, de 56 anos, o incêndio ocorreu por volta das 10h e todos começaram a correr de suas casas, provocando um tumulto na região. Ele conta que teve tempo apenas para sair e socorrer a mulher, deixando a casa aberta.
— Nesta hora não podemos pensar em bens materiais, o mais importante é a vida — contou ele, apreensivo ao lado da mulher.
Os moradores que foram retirados de suas casas se aglomeram às margens da rodovia aguardando informações sobre seus imóveis.
— Minha mãe está com 80 anos e acabou de perder o marido. Não sei se ela aguentaria perder a casa também. Até agora não sabemos o que foi atingido — conta o pedreiro Edimar Nunes, de 54 anos, que mora em um imóvel ao lado da distribuidora.
Por medida de segurança, alunos da Escola municipal Anton Dworsak, que fica na Rua Geraldo Rocha sem número, próximo ao depósito da transportadora, foram liberados. A Secretaria municipal de Educação de Duque de Caxias está apurando o caso.
A vice-diretora da escola Anton Dworsak, Celia Loureiro, afirmou que poucas pessoas estavam na escola devido a uma greve e, por isso, a unidade foi esvaziada rapidamente. Apenas alguns funcionários e 12 alunos precisaram correr do local.
— A sorte foi que devido ao início da paralisação, a escola estava vazia, foi fácil retirar todo mundo e estamos todos bem. Meu carro ficou abandonado, ainda aberto, lá dentro — explica.
Bombeiros tentam controlar chamas em incêndio de grandes proporções em Duque de Caxias
Bombeiros tentam controlar chamas em incêndio de grandes proporções em Duque de Caxias Foto: AlexandroAuler / Agência O Globo
Depósito irregular
A Transportadora Petrogold já foi embargada por irregularidade pela Polícia Federal. De acordo com informações do coronel José Maurício Padrone, coordenador de Combate aos Crimes Ambientais (Cicca) da Secretaria estadual do Ambiente, a empresa - que fica em em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense - foi autuada em 2012 por crime de poluição. Na ocasião, cerca de 500 mil litros de combustível foram apreendidos, dois caminhões foram lacrados e uma pessoa presa. De acordo com o coronel, o álcool anidro era utilizado para adulterar combustível.
— Isso é um absurdo. Qualquer morador que tenha alguma denúncia sobre casos como esse podem denunciar. Eu me comprometo a fiscalizar em 24 horas. O que eu posso garantir é que essas bombas-relógio vão ser desmontadas. É inadmissível uma empresa desse porte em uma área residencial — disse o prefeito de Duque de Caixas, Alexandre Cardoso, que afirmou ainda que montou um gabinete de crise para lidar com a situação.
Em entrevista à Globonews TV, o o secretário estadual do Ambiente Carlos Minc, afirmou que a Petrogold funcionava através de liminares obtidas na Justiça e de uma licença municipal. O secretário esclarece que uma empresa desse porte só pode operar com licença do estado. A Petrogold tinha uma licença estadual antiga e que não foi renovada pelo Inea. No entanto, a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) informou que é regular a situação da empresa Petrogold. Segundo a agência, a transportadora está legalizada, com documentação em dia e em ordem, e várias ações de fiscalização foram realizadas no local. O histórico de multas, eventualmente aplicadas aos donos da Petrogold, está sendo rastreado pela ANP.


Mário Luiz (Carioca) com Extra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...