quinta-feira, 23 de maio de 2013

Quadrilha que clonava cartões de crédito na Paraíba recebia treinamento na Bolívia


Policiais prenderam 11 pessoas
A quadrilha presa nesta quinta-feira, em João Pessoa, Patos, Belém, Cabedelo e Guarabira usava esses equipamentos sofisticados para, além da clonagem de cartões, falsificar documentos e abrir contas bancárias
Objetos apreendidos durante a operação
Integrantes da quadrilha presa durante a ‘Operação Firewall’, no início da manhã desta quinta-feira (23), eram treinados na Bolívia e recebiam lições de como operar os sofisticados equipamentos utilizados na clonagem de cartões de crédito. A informação foi confirmada, à tarde, pelo gerente executivo da Polícia na Região Metropolitana de João Pessoa, delegado Wagner Dorta. “Eles também recebiam treinamento e traziam material usado nesses crimes de cidades brasileira, como São Paulo”, disse o delegado.
A quadrilha presa nesta quinta-feira, em João Pessoa, Patos, Belém, Cabedelo e Guarabira usava esses equipamentos sofisticados para, além da clonagem de cartões, falsificar documentos e abrir contas bancárias. A Polícia Civil também apreendeu impressoras para confeccionar cartões de crédito e outras máquinas modernas compradas na Bolívia, com dinheiro adquirido nos crimes, segundo o delegado Wagner Dorta.
Na ‘Operação Firewall’, dezoito pessoas foram presas, entre elas, o vereador da cidade de Serra da Raiz (Agreste paraibano), Jean Teixeira (PSD).
A polícia acredita que o bando tenha provocado um rombo milionário durante em um ano. Dados fornecidos pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) apontou para um prejuízo em torno de R$ 8 milhões.
Objetos apreendidos durante a operação
De acordo o delegado Gustavo Carlleto, que comandou as investigações durante 8 meses, a quadrilha era organizada e parte dela detinha um conhecimento tecnológico. O grupo contava com a participação de frentistas que facilitava a instalação de chupa-cabra [aparelho usado em por golpistas para copiar informações], nas máquinas em postos de combustíveis. O esquema criminoso também agia em bancos 24h e supermercados, nos estados da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.
A ação foi realizada em diversos pontos das cidades de João Pessoa, Patos (Sertão), Cabedelo (Grande JP), Belém e Guarabira (Brejo). Cerca de 140 policiais civis cumpriram 18 mandados de prisão e 28 de busca e apreensão. Em um dos endereços, um motel localizado na cidade de Belém, a polícia encontrou impressoras para fabricar cartões. Os presos foram encaminhados para a Central de Polícia em João Pessoa.
Foram apreendidos documentos falsificados e equipamentos utilizados na clonagem de cartões, impressoras, ectasy, R$ 14 mil em espécie, aparelhos de televisores, computadores, Ipad, notebooks, uma arma calibre 32 e veículos ( moto e carro).
DEFESAO advogado Werton Soares, que representa cinco dos 18 acusados, disse que está entrando com pedido de Habeas Corpus junto ao Tribunal de Justiça, com pedido de relaxamento da prisão temporária. O Advogado explicou que a prisão temporária se justifica enquanto está sendo feito o ajuntamento de provas e como esse procedimento já foi feito, sua manutenção perde o objetivo.
Werton Soares informou ainda que está entreando também com uma denúncia junto à Corregedoria da Polícia Civil contra os policiais que executaram os mandados de busca e apreensão. Para o advogado, houve abuso por parte dos policiais, que levaram das residências objetos dos acusados que não tinham nenhuma relevância para o caso. "Até mesmo a namorada de um deles, que não tem nada a ver com o caso, apenas estava na casa na hora da prisão, acabou sendo detida também", reforçou. 

Televisor comprado com cartão clonado
Lista dos nomes das pessoas presas na operação;

1. Francineide da Silva Campos – Bairro do Bessa – João Pessoa
2. Daniel Barbosa de Oliveira – Bairro dos Bancários – João Pessoa
3. Álvaro Bruno de Andrade Bezerra – Centro – João Pessoa
4. Edson de Mendonça Rocha Júnior – Porta do Sol e Manaíra
5. João Pessoa Fábio de Holanda Gonçalves – 13 de Maio – João Pessoa
6. José de Arimatéia Santos Júnior – Manaíra – João Pessoa
7. Diego Formiga de Oliveira – Geisel – João Pessoa
8. Luciano Frazão de Barros – Intermares – Cabedelo
9. Severino Bezerra da Silva – Belém
10. Damião Alves Pereira – Patos
11. Marcos Vinícius Lobato Jardim – Centro – João Pessoa
12. Jean Teixeira – Jardim Cidade Universitária – João Pessoa
13. Maxuel Almeida Leitão – Castelo Branco III – João Pessoa
14. Érika Alexandre Marques – Castelo Branco III – João Pessoa
15. Isael Pedro da Silva – Castelo Branco III – João Pessoa
16. Alex Júnior Fernandes Soares – José Américo – João Pessoa
17. Francicleide Bezerra da Silva – Patos
18. Nome restrito para não prejudicar as investigações – João Pessoa

Mário Luiz (Carioca) com Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...