domingo, 19 de maio de 2013

Ministra pede que população siga o calendário de saques do Bolsa Família; tumulto foi registrado em 18 agências da PB

 Neste sábado (18), milhares de pessoas lotaram as agências bancárias e lotéricas da Paraíba por causa de uma informação de que neste domingo (19) seria o último dia de pagamento do programa
Beneficiários do Bolsa Família lotam agências bancárias

Beneficiários do Bolsa Família lotam agências bancárias
A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, fez neste domingo (19) um apelo para que a população siga o calendário do governo para saque do benefício do Programa Bolsa Família e não procure as agências da Caixa Econômica Federal e dos Correios antes da data.
Neste sábado (18), milhares de pessoas lotaram as agências bancárias e lotéricas da Paraíba por causa do boato de que neste domingo (19) seria o último dia de pagamento do programa. Segundo um levantamento da Caixa Econômica Federal, houve tumulto em 18 agências em todo o Estado. Em uma agência na Avenida Cruz das Armas, a Polícia Militar precisou ser acionada para conter a população.
Clique aqui e acesse calendário de pagamento.

Ministra tranquliza população
Para a ministra, o boato de que o programa seria suspenso não prejudica o governo, mas a população. “Não consigo entender o que alguém ganharia [com o boato]. O governo não vai ser prejudicado, pois o Bolsa Família já está consolidado. Esperamos que seja um mal entendido”, disse.
A ministra declarou desconhecer relatos de usuários nas redes sociais que dizem ter conseguido sacar o benefício antes da data e que demonstraram temor de que isso sinalizasse uma interrupção futura do programa.
Se a pessoa conseguiu sacar antes, é mais um motivo para não se preocupar, pois o dinheiro estava lá”. Segundo Tereza Campello, os recursos para o pagamento dos benefícios estão garantidos, mas é preciso obedecer ao cronograma. “Começamos a pagar sexta-feira [17], como previsto, e amanhã [20] segue normalmente”, disse.
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, determinou que a Polícia Federal abra inquérito para apurar a origem do boato sobre a suspensão do Bolsa Família.
Segundo a ministra, a presidenta Dilma Rousseff está monitorando o assunto e sua principal preocupação é que as famílias sejam tranquilizadas quanto à continuidade do pagamento do benefício.
O Bolsa Família completará dez anos em outubro deste ano e, atualmente, atende a 13,8 milhões de famílias e a 50 milhões de pessoas. De acordo com Tereza Campello, no início da gestão de Dilma Rousseff o orçamento do programa era R$ 14 bilhões e saltou para os R$ 24 bilhões previstos para 2013. "É um programa que nunca foi contingenciado", declarou.

Tumulto em todo país
Um levantamento da Caixa Econômica Federal mostra que na região Nordeste houve tumulto para tentativa de saque em nove agências de Alagoas, 15 da Bahia, 14 de Pernambuco, 18 da Paraíba, 34 do Ceará, 8 do Piauí e 13 do Maranhão.
 Beneficiários do Bolsa Família lotam agências bancárias
Segundo o banco, foi registrada confusão ainda no Rio Grande do Norte e em Sergipe. Até o momento, não foi divulgado o balanço em outras regiões. Mais cedo, a Presidência da República havia relatado também corrida de beneficiários a agências da Paraíba, do Amazonas e do Rio de Janeiro.

Mário Luiz (Carioca) com Agência do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...