quinta-feira, 30 de maio de 2013

Passageiro é assaltado no trem de JP e bandidos desafiam a polícia: “vamos continuar”

Um dia depois da reunião entre CBTU e órgãos de segurança com acordos para reativação da estação de Mandacaru, criminosos continuam no controle da situação

.
Estação de Mandacaru pode parar novamente
Estação de Mandacaru pode parar novamente
Um passageiro, que não quis se identificar, denunciou ter sido assaltado por menores armados em um dos trens da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) no percurso João Pessoa - Cabedelo, na manhã desta quinta-feira (30), na estação do bairro de Mandacaru. Segundo a vítima anônima, os adolescentes anunciaram o assalto, roubaram celulares, relógios e outros objetos dos passageiros, sem esconder o rosto; além disso, a pessoa falou que eles finalizaram a ação criminosa com o aviso: “enquanto os trens ficarem parando aqui, nós vamos continuar”.
O crime acontece um dia depois da reunião que firmou acordos para garantia da reativação daquela estação - parada devido à violência na área - e ocorreu através de um encontro entre a companhia e autoridades de segurança do estado.
A vítima revelou também que a polícia foi acionada e esteve no local enquanto os criminosos ainda permaneciam na estação, mas ninguém denunciou e os funcionários tiveram medo de represálias. “Passamos por aqui todos os dias; se eu ou algum passageiro entregasse os bandidos, eles viriam atrás da gente depois. Os vigilantes da estação e outros funcionários de lá estão no local diariamente, correm muitos riscos”, revela.
De acordo com a assessoria de imprensa da CBTU, na última reunião realizada entre a companhia, Polícia Militar e Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias do Estado, na quarta (28), a PM se prontificou em dar a cobertura necessária para que a estação operasse normalmente.
O superintendente da CBTU na Paraíba, Lucélio Cartaxo Pires de Sá, lembra que os problemas de criminalidade em Mandacaru são graves, devido ao tráfico de drogas no bairro. “Não sou policial, apenas estou repassando o que as autoridades me informaram; há a disputa entre facções rivais, devido ao comércio ilegal de entorpecentes e isso se ramifica em todo o local, inclusive na estação de trem".
Lucélio fala também que o funcionamento da estação em Mandacaru deve ser prejudicado novamente e que já está em contato com as autoridades para marcar uma nova reunião que traga soluções para esse problema. “Os servidores podem parar mais uma vez. Já estamos organizando um novo encontro que nos permita decidir definitivamente como resolver tudo isso”, enfatiza.
A equipe de jornalismo do Portal Correio entrou em contato com o comandante do 1º Batalhão da Polícia Militar, Paulo Almeida, mas ele disse que esse assunto deve ser tratado com o capitão Antônio de Souza Santos Filho, do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar da Paraíba. Ele não foi localizado, até o fechamento desta matéria.
Funcionamento
Na estação de Mandacaru é feito um procedimento técnico denominado cruzamento, no qual os trens precisam fazer uma pausa de pelo menos três minutos para executar a operação; os bandidos agem nesse momento. Essa manobra não estava ocorrendo para que os comboios não ficassem parados e a estação servia apenas para o embarque/desembarque rápido de passageiros, sem paradas longas, para evitar a ação dos criminosos.
A interrupção desse cruzamento na estação de Mandacaru prejudicou toda a circulação dos trens, causando um aumento de pelo menos 40 minutos no tempo dos percursos.
Reunião e acordos
Em audiência pública realizada na última quarta-feira (29), o Ministério Público do Trabalho na Paraíba determinou prazo de 30 dias para que a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) apresente um plano de medidas de segurança e que contrate agentes de segurança metroferroviários. A reunião foi uma forma de buscar solução para a criminalidade que ocorria nas linha ferroviária de Bayeux a Cabedelo, principalmente na Estação Mandacaru.
A audiência ocorreu na sede da Procuradoria Regional do Trabalho 13ª e contou com a presença do superintendente da CBTU, Lucélio Cartaxo Pires de Sá; do presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias no Estado da Paraíba (SINTEFEP), Severino Urbano da Silva Filho, além do capitão Antônio de Souza Santos Filho, do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar da Paraíba. A audiência foi presidida pelo procurador do Trabalho Cláudio Cordeiro Queiroga Gadelha.
As invasões de criminosos ocorrem principalmente na Estação de Mandacaru. A situação deixa os usuários dos transportes em vulnerabilidade, inclusive os trabalhadores das estações são vítimas de assaltos. Há invasão na própria área da CBTU por falta de segurança eficiente. Os assaltados acarretavam até em quatro cancelamentos de viagens de trem por dia.
De acordo com o superintendente da CBTU, a aquisição de câmeras de segurança para serem instaladas nas estações de trem estão em processo de licitação. Lucélio afirmou também que será reforçada o policiamento nas estações e “que ficou acertado que os funcionários terão mais segurança para trabalharem”.
O capitão Antônio Souza declarou que ações de policiamento já começaram a ser reforçadas nos locais dos crimes: “Aumentamos as viaturas, identificamos vários bandidos e já conseguimos efetuar algumas prisões, mas intensificaremos, de forma contundente e permanente, a presença da polícia na localidade para garantir a segurança de todos".

Mário Luiz (Carioca) com Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...