sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Manifestação dos sem teto fecha avenida de JP e causa engarrafamentos no Centro

Objetivo é chamar a atenção das autoridades políticas para as famílias que vivem de forma irregular no antigo Hotel Tropicana.

Protesto interrompe trânsito na Avenida Tabajaras
Manifestantes se reúnem na manhã desta sexta-feira (2) na Avenida Tabajaras, no Centro de João Pessoa, e interditam a via com pneus e vegetais queimados, além de faixas, para reivindicar a regularização das 270 famílias que ocupam o antigo Hotel Tropicana há quatro meses. Segundo a coordenadora do Movimento Terra Livre, Taís Martins, a prefeitura de João Pessoa não deu nenhum posicionamento, mas o governo do estado se mostrou favorável a colaborar com as necessidades do grupo, apesar dela desconhecer que haja algum plano de ação para solucionar o problema de forma rápida.

“Nunca temos um posicionamento. Enquanto as autoridades não comparecerem para nos atender e dialogar com o nosso grupo, vamos permanecer protestando pelo tempo que for necessário. Projetos como o ‘Minha Casa Minha Dívida’ – referente ao ‘Minha Casa Minha Vida’ do Governo Federal – não são para famílias pobres e desempregadas; sabemos que a política habitacional do país é errada e beneficia apenas a classe média”, diz a coordenadora.

Taís lembra ainda que vários outros prédios abandonados de João Pessoa poderão ser ocupados pelos sem teto, da mesma forma como ocorre no antigo Hotel Tropicana, localizado no Centro da Capital. “Há terrenos baldios e espaços que têm condição de receberem construção de residências para tirar essas pessoas da situação de vulnerabilidade habitacional. Fazemos movimentações em outros bairros da cidade e vamos continuar ocupado prédios abandonados até que o povo tenha força”.
                                        Foto: Protesto interrompe trânsito no Centro de João Pessoa
A secretária de Habitação do Estado, Emília Correia Lima, diz que já há uma solicitação junto ao Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para execução de projetos que vão transformar prédios históricos em residências, mas serão distribuídos através do Minha Casa Minha Vida do Governo Federal.
A secretária de Habitação Social de João Pessoa, Socorro Gadelha, informa que o projeto de revitalização dos casarões está em fase de conclusão e depende das decisões do Iphan. Os procedimentos de licitação devem sair este ano, mas as obras só vão começar em 2014.
O protesto começou por volta das 9h da manhã e está impedindo o tráfego de veículos das avenidas Camilo de Holanda e Tabajaras, nas imediações do Colégio Estadual Lyceu Paraibano. Por isso, equipes da Superintendência de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob) já estão nesses pontos para orientar os motoristas, de forma que não haja grandes congestionamentos. A movimentação segue pelas ruas do Centro de João de Pessoa e também atrapalha o tráfego de veículos no Parque Solon de Lucena.

De acordo com a coordenadora do Movimento Terra Livre, esse já é o 15º manifesto só este ano com os mesmos objetivos, em um intervalo de quatro meses.

Mário Luiz (Carioca) com Correio
Fotos: TV Conde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...