sábado, 31 de agosto de 2013

Chuvas fortes deixam Defesa Civil alerta para evitar deslizamentos na Capital

Entre a noite de sexta (30) e a madrugada de sábado, o órgão não recebeu nenhum chamado, mas está monitorando as 31 áreas de risco da Capital.

Rotatória da Beira Rio costuma registrar alagamentos
Rotatória da Beira Rio costuma registrar alagamentos
A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil (Compdec) está alerta e intensifica o monitoramento das 31 áreas consideradas de risco em João Pessoa, devido às fortes chuvas registradas desde a noite de quinta-feira (29) e que se estenderam pela madrugada deste sábado (31).
O Plano de Contingência é executado pela Defesa Civil em parceria com a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur); Guarda Municipal; Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob); e as secretarias de Infraestrutura (Seinfra), Meio Ambiente (Semam), Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Desenvolvimento Social (Sedes) e Saúde (SMS); além da Companhia de Águas da Paraíba (Cagepa) e Energisa.
O órgão recebeu chamados apenas na sexta-feira (30), mas na madrugada deste sábado (31) não houve nenhuma ocorrência urgente nas áreas de risco da Capital.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Noé Estrela, equipes da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) se deslocaram para a comunidade Santa Bárbara e já normalizaram a situação das famílias. “Recebemos esse chamado por meio do nosso atendimento 24 horas e prontamente atendemos a população que mora nesse local. A galeria foi desentupida e a água baixou”, acrescentou.
A Defesa Civil tem uma equipe de plantão para atender a população. Para informações e/ou chamados de emergência, a Compdec disponibiliza o telefone 0800-285-020. A ligação é gratuita e o atendimento é 24 horas.
Trânsito
A Superintendência de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob) trabalha no monitoramento do trânsito da Capital, mas não registrou nenhuma ocorrência relevante na manhã deste sábado (31), apesar da continuidade das chuvas, como afirmou o diretor de operações técnicas do órgão, Cristiano Queiroz.
Rodovias
A polícia Rodoviária Federal contabilizou 24 acidentes, com 11 feridos e duas mortes durante o período de chuvas fortes que ocorreram no final de semana. Além disso, a PRF ainda trabalhou na fiscalização de 548 veículos, com duas pessoas presas por embriaguez.
As autoridades orientam que os motoristas tenham atenção quanto aos equipamentos e segurança, documentos obrigatórios e redobrem os cuidados nas estradas, devido a grande quantidade de chuvas registrada no estado.
Previsão
A Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa) só deve divulgar o boletim meteorológico com os números da pluviometria deste sábado (31) na segunda-feira (2).
De acordo com a previsão da Clima Tempo, o sábado (31) será nublado com ocorrência de chuvas à noite; no domingo (1) também deve chover por todo o dia.

Mário Luiz (Carioca) com Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...