segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Barca se choca contra pedras em Niterói (RJ)

Três pessoas ficaram levemente feridas; há atrasos para embarque


Reprodução
Embarcação fazia uma manobra quando bateu em pedras perto de Niterói.

Três pessoas, sendo um passageiro e dois funcionários, ficaram levemente feridas depois que um catamarã bateu contra algumas pedras, quando fazia uma manobra próximo da estação de Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro, na manhã desta segunda-feira (23).

A embarcação, que fazia a travessia Rio-Niterói, transportava cerca de 400 passageiros e alguns deles chegaram a colocar coletes salva-vidas por medida de segurança.

Segundo a assessoria de imprensa da Barcas S.A., empresa responsável pelo serviço, o catamarã sofreu uma pane elétrica, começou a ser rebocado, mas voltou a funcionar e atracou normalmente. Ele foi retirado de circulação para manutenção.

Por causa do problema, por volta das 10h, eram grandes as filas na estação de Niterói e o tempo de espera para embarque chegava até uma hora.
Alternativas para chegar ao Rio
Quem estiver em Niterói e precisar ir para o Centro do Rio de Janeiro pode usar o ônibus da linha 100, que faz o percurso do terminal de Niterói (ao lado das barcas) até a praça 15.
Outra alternativa é pegar as barcas no terminal de Charitas, onde o número de passageiros é reduzido.
Assista ao vídeo:
Panes constantes
As barcas têm sido alvo contante da reclamação de milhares de passageiros que dependem do transporte diário, principalmente entre o Centro de Niterói e o Centro do Rio de Janeiro. Panes acontecem quase toda semana e diante disso as longas filas são quase inevitáveis.
Na última quinta-feira (19), por exemplo, passageiros que tentaram embarcar de Niterói para o Rio, por volta das 8h30, enfrentaram dificuldades por causa de problemas técnicos em um dos catamarãs.
Segundo a concessionária Barcas S.A., o saguão da estação Araribóia estava lotado, com demanda 13% superior ao fluxo médio que normalmente circula no local, e algumas pessoas forçaram o portão do salão anexo e invadiram a área de embarque e desembarque. Agentes controlaram a situação minutos depois.
O catamarã Gávea 1 foi substituído por duas embarcações tradicionais (Martim Afonso e Ipanema) para cumprir a grade de horários. Com isso, o tempo de viagem, que geralmente é de 13 minutos, passou a ser de mais de 20 minutos.
Já no final da noite de quarta-feira (18), uma barca com 20 passageiros que saiu às 23h55 da praça 15 com destino à Niterói também teve problemas durante o percurso na baía de Guanabara. Sem poder continuar navegando, a barca parou no mar. Os passageiros só foram resgatados depois da chegada de outra embarcação.
A barca de nome Boa Viagem começou a ter problemas a cerca de 300 metros da estação de Niterói. O comandante tentou mantê-la na direção correta para atracá-la, mas não conseguiu. Sem poder controlar a direção, o comandante resolveu parar a viagem.  Os passageiros tiveram que ser trasferidos para o catamarã Neves, que não tinha piso no mesmo nível do da barca, o que dificultou o resgate. Uma escada pequena e estreita foi usada para que os passageiros pudessem subir ao catamarã. Muitos, no entanto, reclamaram e hesitaram em seguir adiante.
A tripulação deu duas versões para o incidente: um problema no leme (direção) e o rompimento de um tubo de óleo. A viagem entre a praça 15 e Niterói em embarcações tradicionais, como a Boa Viagem, costumam durar cerca de 20 minutos. Neste caso, todo trajeto só pôde ser feito em uma hora e cinco minutos.
Da Redação Com R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...