domingo, 13 de fevereiro de 2011

A Revista Época escolhe a praia de Coqueirinho entre 11 lugares para ir antes que 2011 acabe

 ÉPOCA selecionou 11 viagens interessantes para fazer neste ano. Entre as sugestões estão lugares pouco tradicionais, como Zanzibar, além de indicações de leitores de destinos brasileiros.
Laura Lopes. Raphael Fabeni e Gerardo Rodriguez (multimídia)
Viajar é sempre bom. Para relaxar ou ficar ainda mais cansado, para conhecer novas culturas e paisagens, para experimentar pratos diferentes, escutar novos sons e idiomas, entender o funcionamento de cidades diferentes... Para que 2011 renda muitos carimbos em seu passaporte, ÉPOCA selecionou 11 destinos pouco conhecidos ou fora da rota mais tradicional de turismo. Com a ajuda de uma lista do New York Times, lugares como Zanzibar, na Tanzânia, Reykjavik, na Islândia, e Tlemcen, na Algéria, figuram entre os imperdíveis para conhecer antes que o ano acabe. Os leitores também enviaram seus destinos nacionais preferidos, sendo que 11 deles foram selecionados. Aproveite as dicas e boa viagem.

As sugestões dos leitores incluem inúmeras capitais nacionais (João Pessoa, Natal, São Paulo, Brasília, Teresina, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Fortaleza, Recife, Manaus, Maceió...), Paris (hors concours) e destinos pouco comentados. Eles estão abaixo.
jacuma.tur.br
Os canyons de Coqueirinho colorem a paisagem
Coqueirinho-Costa de Conde-PB
Não é muito divulgado, mas eu morei um ano e meio no lugar e é lindo, magnífico. Essa praia fica na Costa de Conde , a alguns quilômetros de João Pessoa. Ao chegar, o visitante encontra uma enseada maravilhosa, calma e de água transparente. O colorido dos canyons enfeita a paisagem. Ainda na Paraíba, vale visitar a Praia Vermelha (ilha que desaparece) e Tambaba (naturista), que fica do lado de Coqueirinho.

Dica de Dora Vitti, SP


Pousada Paradise
Coruripe é assim: areias brancas e águas cristalinas
Coruripe-AL
Fui e me apaixonei! Ainda é uma cidade calma, praiana e linda!
Dica de Dete, AL
Xingó-SE
De Aracaju para o Xingó, passando pelo meio do sertão até chegar à cidade de de Canindé do São Francisco. Ou visitar a Estação Ecológica do Raso da Catarina, entre o rio São Francisco e o rio Vaza-Barris, na região mais seca da Bahia – passeio maravilhoso.
Dica de Aldo, BA, e Margort Martins, Margort Martins, RN

Lumiar-RJ
Visite Lumiar suas matas, cachoeiras e poços. Tranquilidade, lazer, ecoturismo e bons restaurantes. Pousadas aconchegantes. É um distrito do município de Nova Friburgo, mas não teve problemas de destruição com as chuvas do começo do ano – apesar de ter ficado isolada.
Dica de Marco Antonio Suñer Alves, RJ

Cachoeira-BA
Cachoeira é mística. Situada às margens do rio Paraguaçu, é uma das cidades baianas que mais preservou a sua identidade cultural e histórica. Tem igrejas e museus de arquitetura barroca, e ganhou status de "Cidade Monumento Nacional" e "Cidade Heróica" (pela participação decisiva nas lutas pela independência do Brasil) em 1971.
Dica de Jim, PR
to.gov.br
No Jalapão há dunas, savanas e rios
Jalapão-TO
Um lugar mágico, quase intocado, com dunas, cachoeiras, gente simples e acolhedoras... o paraíso do ecoturismo. Na paisagem árida e bela, brotam águas cristalinas e abundantes, formando inúmeros rios. Vivem por lá a onça pintada, a onça suçuarana, o lobo guará, a raposa, o cachorro do mato, a ema, o sucuri, tucanos, araras e papagaios. Suas veredas abrigam o belo e exótico capim dourado.
Dica de Dorazio Cardoso, TO
Antonina-PR
A cidade é linda, pequena e histórica. Em Antonina são famosas as balas de banana, os frutos do mar, em porções generosas, e o delicioso barreado. É sede do Festival de Inverno da Universidade Federal do Paraná, um festival cultural.
Dica de João Pieroni, SP

Delfinópolis-MG
Uma cidade que todos deviam conhecer. Localizada no sul de Minas Gerais, com mais de 150 cachoeiras e piscinas naturais espalhadas em meio a serras e vales – destaque para a bela cachoeira da Casca D'Anta. Há campings, hotéis-fazenda, restaurantes e inesquecíveis paisagens! É a portal sul de entrada ao Parque Nacional da Serra da Canastra, onde nasce o Rio São Francisc. A região é propícia para trilhas, motocross, mountain-bike, pescaria e observação de fauna e flora do cerrado.
Dica de Renata de Castro Arantes, MG
Wikipedia Commons
As escadarias antigas, feitas de pedras
Serro-MG
A terra do queijo, como é chamada, fica a cerca de 230 quilômetros de Belo Horizonte. É uma cidade histórica com linda arquitetura, que ainda guarda as características das vilas setecentistas mineiras, o que lhe valeu ser o primeiro município brasileiro a ter seu conjunto arquitetônico e urbanístico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em abril de 1938. As rua são de calçamento de pedras, feito pelos escravos. Os restaurante servem a boa comida mineira e o povo é hospitaleiro. Vale a pena visitar.
Dica de Anacelia Gonçalves Delucca, MG
Lagoa Santa-MG
Lagoa Santa é uma cidade pequena, de belezas pré-históricas incríveis, que atraiu o paleontólogo dinamarquês Peter Lund para desenvolver pesquisas nas grutas calcárias (sendo a da Lapinha a mais famosa) do vale do Rio das Velhas. Ele catalogou 120 espécies de fósseis e 94 de fauna em grutas da região. Esses achados contribuíram para os estudos de Charles Darwin sobre a Teoria da Evolução. A visita vale cada minuto e dá pra ver semelhanças entre o "crânio de Lusia", primeira mulher encontrada na América do Sul, e o formato da cabeça dos moradores. É incrível! O melhor é que dá pra ir o voltar no mesmo dia, estando em BH. Lagoa Santa vale pela beleza e pela nossa história estampada na nossa cara.
Dica de Renata Mitidiere, MG

Da Redação com Revista Época

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...