terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Corpo de professor rejeita câmera implantada na cabeça

Projeto de Wafaa Bilal era transmitir imagens em tempo real pela internet.
Ele passou por cirurgia para retirar aparato de titânio rejeitado pelo corpo.


O professor da Universidade de Nova York Wafaa Bilal, que havia implantado uma pequena câmera na parte posterior da cabeça para transmitir imagens pela internet, precisou passar por uma cirurgia de emergência após seu corpo rejeitar o aparato.
Wafaa Bilal implantou uma pequena câmera na parte posterior da cabeça.Wafaa Bilal implantou uma pequena câmera na parte posterior da cabeça. (Foto: Jessica Rinaldi/Reuters)
De acordo com comunicado da NYU, um dos três fixadores de titânio usados para segurar a câmera sofreram rejeição, processo que ocorre em alguns pacientes que implantam pinos em cirurgias ortopédicas e em alguns casos de transplantes de órgãos.
Até que os médicos consigam reimplantar o objeto, Bilal vai tentar voltar a transmitir as imagens utilizando uma tira de tecido para amarrar a câmera à cabeça. O objetivo do projeto artístico do professor é captar imagens de forma subjetiva, sem interferência, e transmiti-las pela internet, de acordo com Bilal.
O projeto foi batizado de "The 3rd I" (um trocadilho com as expressões "o terceiro olho" ou "o terceiro eu").
O professor irá permanecer com a câmera por um ano e capturar imagens em intervalos de um minuto. As imagens também serão mostradas em um museu no Qatar, que encomendou o projeto.

Da Redação com  G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...