segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Incêndio de grandes proporções atinge barracões na Cidade do Samba

Espaços da União da Ilha, Portela, Grande Rio e Liesa são afetados

Reprodução TV Record
Intensa nuvem de fumaça pode ser vista de vários pontos do Rio
Um incêndio de grandes proporções atinge pelo menos quatro barracões na Cidade do Samba, na zona portuária do Rio de Janeiro, na manhã desta segunda-feira (7).

Pelo menos 20 carros dos bombeiros e agentes de quatro quartéis combatem as chamas que atingem os barracões da Portela, da União da Ilha do Governador e da Grande Rio, além de um espaço reservado para a Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba), onde o fogo teria começado.

Uma grossa coluna de fumaça se formou no local e pode ser vista de vários pontos do Rio e também de Niterói, na região metropolitana. Apesar disso, não há alterações nos aeroportos Santos Dumont e Internacional Antônio Carlos Jobim, segundo a Infraero.
O calor excessivo já começa a causar o desabamento de algumas paredes. Uma parede no 4º andar ruiu devido às altas temperaturas, que abalaram a estrutura do prédio.
Não ha informações oficiais de feridos, no entanto, já se sabe que Simon Garcia, de 26 anos, da Grande Rio, se feriu ao pular do 3º andar para fugir do incêndio. Ele sofreu escoriações e foi levado para o hospital Souza Aguiar, no centro.
O trânsito é lento no elevado da Perimetral por conta da curiosidade dos motoristas. A Polícia Militar isolou a área e pede que ela seja evitada por motivo de segurança.
Grande Rio é a mais afetada
O figurinista e coreógrafo da escola de samba Grande Rio, Paulo Vitor dos Santos, informou que o fogo destruiu ao menos 4.000 fantasias, sete alegorias e seis tripés. A escola foi a mais afetada pelo fogo, de acordo com avaliação inicial de bombeiros.
- Se as escolas atingidas [Grande Rio, Portela e União da Ilha] conseguirem desfilar, será somente na raça, pois não dá mais para competir.
Helinho Oliveira, presidente da Grande Rio, chegou ao local pouco depois do início do fogo e estava muito emocionado. Ele falou rapidamente, baixou a cabeça e chorou.
- Agora é tentar juntar o que sobrou, se é que sobrou alguma coisa. Felizmente não houve vítima fatal. O presidente garantiu, no entanto, que a Grande Rio vai desfilar.
- O samba não foi queimado. A letra do samba ainda está aí. A Grande Rio desfila. Nem que seja só de camisa, mas desfila.
Oliveira disse ainda que o Carnaval da escola já estava praticamente pronto, apenas em fase de finalização e que quase tudo foi perdido.
Prefeito promete ajuda
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, disse que a prefeitura vai dar todo o apoio às três escolas que tiveram seus barracões atingidos.
- O Carnaval do Rio não vai se abalar por essa tragédia. Vamos dar a volta por cima. Paes não deu detalhes de como será a ajuda da prefeitura e disse que no momento a preocupação é que não haja vítimas.
O prefeito informou ainda que pediu que técnicos da secretaria de obras fizessem contato com a empresa responsável pela construção da Cidade do Samba e disse que conversou pelo telefone com o presidente da Liesa, para expressar o apoio da prefeitura.
Funcionário da corretora Lua Nova, que atende a Cidade do Samba, José Henrique Pinto, estima que o prejuízo seja de R$ 2 milhões apenas em relação ao prédio, sem considerar o conteúdo dos barracões das escolas.
- Pelo que vejo aqui, estimo em pelo menos R$ 2 milhões.
A Cidade do Samba, construída em 2005, é conhecida como a fábrica do Carnaval carioca e é composta principalmente por barracões das 12 escolas do grupo especial.
O local centraliza as principais atividades do Carnaval do Rio de Janeiro, desde a montagem dos carros alegóricos até a fabricação de todos os adereços, fantasias e os demais componentes que envolvem a principal festa da cidade.
 
Assista aos vídeos:




Da Redação com R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...