terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

VW XL1 roda 111 km com um litro de diesel

O protótipo é o terceiro estágio do projeto da montadora alemã denominado 1-litro

Divulgação
O protótipo foi mostrado com o nome de L1 no Salão do Automóvel de São Paulo


Do R7, com WebMotors (Joel Leite / Auto Informe)A Volkswagen está apresentando o seu carro híbrido que promete ser o mais econômico do mundo, com a incrível marca de fazer 111,11 km/l em circuito misto. O seu nome é XL1. O protótipo foi mostrado com o nome de L1 no Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro. Agora ele está sendo mostrado no salão de Qatar. O XL1 é o terceiro estágio do projeto da Volkswagen denominado 1-litro, ou seja, carro capaz de rodar 100 quilômetros com um litro de combustível.

O Volkswagen XL1 atinge um nível de emissão de CO2 de 24 g/km, graças à combinação de uma estrutura extremamente leve, arrasto aerodinâmico muito baixo (Cd = 0,186) e um sistema híbrido plug-in que consiste de um motor diesel TDI com dois cilindros (35 kW/48 cv), um motor elétrico (20 kW/27 cv), transmissão de sete marchas com dupla embreagem e baterias íon-lítio.

O protótipo XL1 pode percorrer até 35 quilômetros usando apenas eletricidade. A bateria pode ser carregada a partir de uma tomada convencional. O carro tem também o sistema de regeneração, que recupera energia durante as desacelerações e armazena na bateria, para ser reutilizada. Nesse caso, o motor elétrico atua como um gerador.

As portas do protótipo da Volkswagen têm abertura vertical, tipo asas, e para rodar a uma velocidade constante de 100 km/h ele precisa de apenas 6,2 kW/8,4 cv. Para se comparar, o Golf 1.6 precisa de 13,2 kW/17,9 cv. Sua velocidade máxima é de 160 km/h (limitada eletronicamente).

Ele pesa 795 kg, e quando é necessário usar toda a força, o motor elétrico, que pode fornecer 100 Nm de torque já ao arrancar, trabalha como reforço, ajudando o motor diesel TDI, que tem torque de 120 Nm . Juntos, os motores TDI e elétrico podem alcançar um torque máximo de 140 Nm. O sistema elétrico da carroceria do XL1 funciona com 12 volts, corrente obtida a partir de um conversor DC/DC.

Da Redação com R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...