terça-feira, 7 de maio de 2013

Estudantes criam máscaras que dão visão e audição de 'super-homem'

Um grupo de estudantes da universidade Royal College of Art, de Londres, criou duas máscaras capazes de dar visão e audição de super-homem ao usuário. Os aparelhos permitem ajustar o som e as imagens da mesma forma que controlamos essas funções na TV. Chamadas "Eidos", as máscaras foram desenvolvidas para melhorar a percepção sensorial do usuário.
A máscara Eidos Audio permite ao usuário ouvir o áudio de forma mais seletiva (Foto: Tim Bouckley/Divulgação) 
'Eidos Audio' permite ao usuário ouvir o som de forma mais seletiva (Foto: Tim Bouckley/Divulgação)
O primeiro protótipo cobre as orelhas, a boca e o nariz do usuário. Um microfone direcional capta o áudio e o transmite para um software, que "limpa" os ruídos. O som então é repassado ao usuário, que consegue ouvi-lo isoladamente, sem o barulho do ambiente. Conforme o site "Mashable", é possível ouvir claramente o que uma pessoa fala em uma multidão, sem escutar o ruído do lugar.
A máscara Eidos Vision melhora a visão do usuário (Foto: Tim Bouckley/Divulgação) 
A máscara 'Eidos Vision' melhora a visão do usuário com efeitos especiais (Foto: Tim Bouckley/Divulgação)
O segundo protótipo é usado nos olhos do usuário como óculos futuristas. Uma câmera captura o vídeo e o envia para um computador, que aplica diversos efeitos especiais às imagens em tempo real. Depois, elas são enviadas de volta ao usuário.
Conforme os estudantes, as máscaras podem ser usadas em áreas onde o áudio ao vivo e a análise de vídeo são muito importantes. "As máscaras Eidos podem ser usadas para melhorar ou aperfeiçoar sinais sensoriais enfraquecidos pelo envelhecimento ou por alguma deficiência", dizem os estudantes. "Elas nos permitem destacar detalhes antes invisíveis ou inaudíveis".
As máscaras Eidos são duas peças experimentais que permitem ajustar a visão e audição do usuário (Foto: Tim Bouckley/Divulgação) 
As máscaras 'Eidos' permitem ajustar a visão e a audição do usuário (Foto: Tim Bouckley/Divulgação)

Mário Luiz (Carioca) com G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...