quinta-feira, 6 de junho de 2013

Alargamento da Epitácio deixa trânsito lento em alguns pontos e deve demorar quatro meses

Interferências não acontecem de uma única vez; restante da ampliação do sentido centro/praia começa logo depois da conclusão desta segunda fase


Com as obras, trânsito fica mais lento
Com as obras, trânsito fica mais lento
Desde a última segunda-feira (3), os motoristas que trafegam pela Epitácio Pessoa, na Capital, precisam de um pouco mais de paciência para transitar naquele corredor devido às obras de alargamento da avenida, sentido praia/cetro. As obras de alargamento criam mais uma faixa de trânsito.
Uma primeira etapa já foi concluída das proximidades do supermercado Pão de Açúcar até o Flat Tambaú. Agora, as obras foram reiniciadas no sentido contrário, mas com início em frente ao mesmo supermercado até a bifurcação com a Ruy Carneiro. 
As obras dão continuidade ao trabalho que já ampliou a área que fica próxima ao Busto de Tamandaré, no sentido centro/praia, e integram a política de mobilidade urbana do Governo Municipal. O objetivo é assegurar a fluência do trânsito na Epitácio Pessoa. Os investimentos para essa segunda etapa são de R$ 900 mil, com recursos próprios.
Segundo o secretário de Infraestrutura de João Pessoa, Ronaldo Guerra, o alargamento deve ser concluído em até quatro meses e o restante da ampliação no sentido centro/praia vai começar logo depois da conclusão das obras que já estão em andamento. “As obras desta segunda etapa deverão ser concluídas em aproximadamente 120 dias. Alguns atrasos podem ocorrer devido às chuvas, mas nada que ultrapasse muito essa previsão do nosso calendário. Assim que for concluída essa parte, vamos continuar o trabalho de alargamento no sentido inverso”, revela.
Ele explica também que a faixa exclusiva para ônibus ainda não será definida nesse momento, porque depende de um planejamento específico da Secretaria de Mobilidade Urbana de João Pessoa. “A avenida vai ganhar mais uma faixa e o trânsito permanece livre para todos os veículos. A Semob é responsável pelo planejamento necessário para implantação da faixa exclusiva para ônibus na Epitácio, o que será feito em outro momento”, disse.
O secretário de infraestrutura ressalta que “a expansão da via permitirá que os motoristas tenham um ganho real em tempo e qualidade de vida”.
Projeto Caminho Livre

O Projeto Caminho Livre é um conjunto de ações e melhorias para o trânsito com objetivo de facilitar a mobilidade da população com rapidez, conforto e segurança, organizando o trânsito na Capital.
Serão feitas a duplicação da via Altiplano, alteração no trânsito dos Bancários, ampliação da avenida Beira Rio e melhoria no trânsito do Centro da cidade.
PAC da mobilidade urbana
O PAC da Mobilidade vai reestruturar o sistema de transporte público, priorizando a circulação dos ônibus com faixas exclusivas nos principais corredores; instalar três terminais de integração e um terminal metropolitano, representaram avanços e melhorias no tráfego de veículos e na qualidade de vida dos pessoenses, garantindo segurança dos pedestres e condutores. Os recursos para o PAC no valor de R$ 188 milhões já foram aprovados pelo Governo Federal.
Serão feitas intervenções nos corredores Cruz das Armas, 2 de fevereiro, Pedro II e Epitácio Pessoa, que ganharão faixas exclusivas para ônibus e estações de transbordo modernas junto ao canteiro central ao longo de todas as avenidas. Também será construído um terminal de integração metropolitano no Varadouro.

Mário Luiz (Carioca) com Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...