quinta-feira, 13 de junho de 2013

Grupo faz manifestação contra aumento da tarifa de ônibus no Rio

Estudantes estão concentrados na Igreja da Candelária, no Centro.
Segundo a PM, 60 agentes do 5º BPM estão no local.

Policiais aguardam início de protesto na Candelária, Centro do Rio (Foto: Priscilla Souza/ G1)Policiais aguardavam início de protesto na Candelária, no Centro do Rio, por volta das 17h (Foto: Priscilla Souza/ G1)

Um grupo de manifestantes faz um protesto no Centro do Rio, na início da noite desta quinta-feira (13), contra o aumento das tarifas de ônibus, que passou de R$ 2,75 para R$ 2,95 no dia 1º de junho. Segundo a PM, às 18h20 havia 2 mil pessoas participando do ato, que começou na Igreja da Candelária com destino à Cinelândia. No horário, a Rio Branco estava interditada na altura da Presidente Vargas.

A Polícia Militar reforçou o efetivo na região. Segundo o comandante do 5º BPM (Praça da Harmonia), Sidney Camargo, o Batalhão de Choque ainda não foi acionado. “Estamos aqui com 60 homens. É o suficiente para conter a manifestação. Na hora que eles seguirem, vamos interromper o trânsito [na Rio Branco] para o protesto passar.  com oito carros da Polícia Militar. E o Batalhão de Choque só será acionado, caso haja atos de vandalismo”.
A PM estima que cerca de duas mil pessoas estejam na manifestação. Os organizadores confirmaram o número.
Manifestantes estavam concentrados por volta das 17h30 (Foto: Priscilla Souza/ G1) 
Manifestantes estavam concentrados por volta das 17h30 (Foto: Priscilla Souza/ G1)

Mapa protesto (Foto: Editoria de Arte/G1)

Uma das organizadoras do movimento, Priscilla Guedes, de 18 anos, disse, na tarde desta quinta-feira (13), que esperava que a manifestação fosse maior do que a realizada ma segunda-feira (10), quando o protesto terminou em confronto com a polícia nas ruas do Centro.
"Acreditamos que o ato público seja ainda maior, já que há uma mobilização nacional. Esperamos que seja um ato pacífico, mas estamos preparados para a repressão da polícia que tem sido desmedida, desproporcional", afirmou a estudante de História da UniRio.
A página do Facebook, que convocava a população a participar do ato teve mais de 13 mil adesões até as 15h30 desta quinta-feira. No espaço, os manifestantes trocaram informações sobre como se proteger da polícia, minimizando efeitos de gás lacrimogêneo e spray de pimenta.

Trânsito no local
Os manifestantes bloquearam completamente a pista sentido mergulhão da Praça XV da Avenida Presidente Vargas, às 18h10. O trânsito na via era lento, segundo o Centro de Operações. A Polícia Militar não informou o número de policiais que vão supervisionar a manifestação. Mas informou que o efetivo é “suficiente” para controlar qualquer problema.

Grupo estava reunido pro volta das 18h para protestar contra o aumento da tarifa de ônibus (Foto: Priscilla Souza/ G1)Grupo estava reunido pro volta das 18h para protestar contra o aumento da tarifa de ônibus (Foto: Priscilla Souza/ G1)

Mário Luiz (Carioca) com G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...