segunda-feira, 17 de junho de 2013

R$ 100 milhões serão liberados para ciência, tecnologia e inovação na Paraíba

A Rede de Fibra Ótica Rede Metro JP irá viabilizar aplicações que exigem taxas de transmissão elevadas (voz, vídeo, imagens), com custos de instalação, manutenção e operação comparativamente mais baixos do que a contratação da mesma capacidade de transmissão das operadoras de telecomunicações.

Imagem Ilustrativa
Imagem Ilustrativa

Cerca de R$ 100 milhões serão liberados pelo Governo do Estado da Paraíba na próxima terça-feira (17). A quantia deve ser destinada para investimento nas áreas de Ciência, Tecnologia e Inovação. Ricardo Coutinho assinará o documento que libera a verba durante o evento marcado para às 10h, no Salão Nobre do Palácio da Redenção. Na ocasião, será realizada uma demonstração do funcionamento da Rede de Fibra Ótica da Grande João Pessoa - Rede Metro JP, que está em fase conclusiva.

Ainda na solenidade, será realizada uma videoconferência interligando digitalmente o Palácio ao Porto de Cabedelo, utilizando-se da nova estrutura ótica. "Faremos uma transmissão de um vídeo filmado em 4K na UFPB e, através de um sistema de televisões, vamos mostrar a diferença entre uma imagem em HD e uma imagem em 4K, cuja definição é quatro vezes maior", explicou o presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa (Fapesq), Cláudio Furtado.

Com capacidade de 10 gigabyte, a tecnologia permitirá a troca de informações por internet em alta velocidade entre todas as secretarias e autarquias do Estado, universidades, fundações e centros de pesquisa. "A estrutura ótica irá permitir que empresas de base tecnológica, indústrias, instituições de ensino e pesquisa, entre outras, sejam atraídas para investir na Paraíba, contribuindo para alavancar o potencial competitivo do nosso Estado", enfatizou o secretário estadual dos Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia, João Azevedo Lins Filho.

A Rede de Fibra Ótica Rede Metro JP irá viabilizar aplicações que exigem taxas de transmissão elevadas (voz, vídeo, imagens), com custos de instalação, manutenção e operação comparativamente mais baixos do que a contratação da mesma capacidade de transmissão das operadoras de telecomunicações.

Com 300 quilômetros de extensão, a Rede vai abranger a região metropolitana de João Pessoa até a divisa com o Estado de Pernambuco. A previsão é de que até o final do mês de julho, a Rede Metro JP, juntamente com a Rede Metro CG, em funcionamento há três anos em Campina Grande, esteja atendendo a 56 órgãos estaduais. A proposta, futuramente, é abrir espaço para as empresas privadas investirem nesta área que vai se tornar cada vez mais competitiva, com vistas ao desenvolvimento socioeconômico e sustentável do Estado.

Outras ações - De acordo com o professor Cláudio Furtado, ainda na solenidade, serão lançados três editais: o DCR, que estimula a fixação de doutores no Estado; o PPSus, voltado para o desenvolvimento de pesquisa com o objetivo de melhorar a Rede SUS na Paraíba; e o Redes Digitais da Cidadania, que pretende dar suporte financeiro aos municípios paraibanos onde estão sendo implantados o projeto Cidades Digitais, do Ministério das Comunicações. "Além disso, serão anunciadas parcerias entre o Governo Estadual e Federal para o lançamento de novos editais", adiantou.

Mário Luiz (Carioca) com Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...