domingo, 2 de junho de 2013

- As Eleições Refletiram a Vontade do Povo Condense?



As eleições municipais foram realizadas. A prefeita Tatiana foi eleita, vários vereadores também. Vamos entender o que as urnas nos mostraram.

13.775 eleitores votaram.
 
 304 votaram em branco e 674 anularam o voto. Quem votou em branco demonstrou indiferença em relação ao processo eleitoral. Votou e evitou a multa prevista em caso de ausência. Quem anulou o voto não tinha candidatos que merecessem seu voto ou não sabia como votar, consequência da qualidade dos candidatos e da tecnologia das urnas eletrônicas.

13.775 eleitores realmente escolheram os caminhos a serem trilhados pela cidade nos próximos 4 anos.
 A prefeita foi eleita com 5.744 votos (41,70%) apenas 714 votos à frente do segundo colocado. A população demonstrou nas urnas que estava dividida a respeito de quem deveria ocupar a prefeitura. Ficou claro também que a administração passada não foi eficiente. As classes populares não possuem formação política para demonstrarem suas convicções sobre determinado partido ou ideologia. 

O partido político pouco importa para o eleitor. Ele se orienta pela imagem e histórico do candidato. Estas classes demonstram nas eleições sua dificuldade em obter atendimento médico, sua dificuldade em obter um emprego, sua dificuldade em conseguir uma vaga em escola pública, sua dificuldade em conseguir uma vaga em uma creche, sua dificuldade em deslocar pela cidade de ônibus, sua dificuldade em obter segurança pública e apoio das polícias civil e militar, sua dificuldade em obter infra-estrutura nas áreas rurais.
A prefeita e sua equipe terão uma desafiante tarefa em contornar os problemas econômicos e sociais da cidade a fim de garantir a sua população melhores condições de vida. Melhorando as condições de vida, melhora também a aprovação da administração. Ganha a cidade, ganha a administração pública, ganha o cidadão.
A Câmara Municipal sofreu uma drástica alteração no quadro de vereadores. Da antiga formação de 9 vereadores, 3 conseguiram a reeleição, alguns em condição dramática(a chamada bacia das almas!) e ainda foram beneficiados com a falida lei eleitoral que deixou de fora seis candidatos com votação maior.

- É ridículo constatar que nem sempre o mais votado é eleito!

O eleitor também demonstrou sua indignação com os atuais vereadores. Mostrou que confiança tem limite e que a cidade precisa urgentemente da ação destes legisladores para avançar econômica e socialmente.
Sugiro que os reeleitos e os novos vereadores leiam atentamente a lei orgânica do município e também a Constituição da República. Estes dois documentos são fundamentais para se pensar a administração pública.

 Da mesma forma que profissionais são obrigados a se atualizar e apresentarem soluções para os problemas apresentados por seus clientes, políticos profissionais devem fazê-lo. São representantes do povo e devem obrigatoriamente apresentar soluções para os problemas do povo e da cidade. 
- Portanto, estudar é a melhor maneira de buscar soluções. Quem não estudar, será reprovado no exame final das urnas. O professor eleitor é exigente!

comentário político

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...