terça-feira, 4 de junho de 2013

Equipe de manutenção é presa por furto de fios em São Paulo

Grupo foi preso nesta quarta-feira (5) na Barra Funda.
Homens simulavam troca da fiação para vender excedente, diz polícia.

 A Polícia Civil prendeu nesta quarta-feira (5) na Barra Funda, Zona Oeste de São Paulo, quatro funcionários de uma empresa de manutenção da rede elétrica suspeitos de furtar fios para revenda como sucata. Também foram detidos o dono e o funcionário de um ferro-velho. O grupo foi investigado durante 30 dias.

Segundo a polícia, sempre que acionados para solucionar panes, os homens alegavam ter ocorrido furto de fios, mesmo que esse não fosse o motivo do problema. Assim, eles requisitavam novos cabos, retiravam o material instalado e vendiam como sucata.
Os policiais detiveram o comerciante Genivaldo dos Reis Lima, de 43 anos, o ajudante Adelson Teixeira , de 54, e toda a equipe de manutenção composta pelo encarregado José Luiz de Costa, de 60, o oficial eletricista Ricardo Pereira da Silva, de 36, e os ajudantes Carlos Fernando Porto da Silva, de 23, e Rafael dos Santos, de 25.
Em nota, o Consórcio SP Luz informou que abriu sindicância para apurar os fatos, a fim de que os envolvidos sejam devidamente responsabilizados. Também informou que vem tomando todas as medidas necessárias a fim de  inibir os furtos de cabos e fios da rede pública de iluminação em São Paulo.

788 km e R$ 6 milhões
Na terça-feira, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT) disse que a cidade gastou cerca de R$ 6 milhões para repor fios furtados nos primeiros cinco meses do ano. A administração municipal contabilizou, no período, furto de 788 km de cabos de iluminação pública.

O dado faz parte de um relatório feito pela própria Prefeitura e que foi apresentado nesta tarde para a Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP). Para combater o problema e a falta de iluminação pública, Haddad defende que a PM passe a cuidar do patrimônio público da cidade e justificou que a segurança da iluminação pública não está sob a responsabilidade do município.

Estado rebate
No fim desta tarde, por meio de nota, a SSP rebateu a administração municipal. "Os 643 pontos da Capital em que há falha ou ausência de iluminação pública não tiveram registros de furtos de cabos de energia", afirmou o governo estadual.
Segundo a nota, a conclusão é de um levantamento feito pela Polícia Militar e confirmado por dados da Polícia Civil. "Os locais usados no levantamento são os mesmos que constam de relatório entregue em fevereiro pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) ao prefeito da Capital, Fernando Haddad. O levantamento demonstra que os problemas apontados nos 643 pontos da Capital têm como causa, basicamente, a ausência de investimentos públicos pela Prefeitura – e não os furtos de cabos, como chegou a ser cogitado por secretários municipais", afirma a SSP em nota.

Mário Luiz (Carioca) com G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...