quarta-feira, 14 de maio de 2014

Estudante que arrecadou quase R$ 12 milhões para caridade morre de câncer

O jovem morreu nesta quarta-feira

O jovem morreu nesta quarta-feira Foto: Reprodução / Facebook / Stephen’s Story
A história de Stephen Sutton, de 19 anos, chegou ao fim nesta quarta-feira. O jovem estudante que enfrentava um câncer terminal faleceu nesta manhã, após conseguir juntar 3,2 milhões de libras, quase R$ 12 milhões, para a instituição de caridade Teenage Cancer Trust. A página “A história de Stephen” no Facebook, que narrava sua luta contra a doença, tem quase um milhão de seguidores. A batalha do jovem rendeu até uma visita do primeiro-ministro britânico David Cameron, em maio deste ano.

Foto: Reprodução / Facebook / Stephen’s Story
“Meu coração está explodindo de orgulho, mas quebrado de dor pelo meu filho corajoso, altruísta e inspirador, que faleceu em paz, durante o sono, nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira”, começa o post que anuncia sua morte. “O apoio e as demonstrações de amor por Stephen vão ajudar muito neste momento difícil, da mesma forma como ajudaram Stephen durante sua jornada. Todos sabemos que ele jamais será esquecido, seu espiríto vai viver em tudo que ele alcançou e compartilhou com tantos outros”, concluiu sua mãe.
Segundo o jornal britânico Daily Mail, Stephen foi diagnosticado com câncer de intestino aos 15 anos de idade. Ele já sofria com enjoos, dor de estômago e perda de apetite há algum tempo, mas os médicos insistiram que ele tinha apenas constipação. Os tumores só foram descobertos em uma tomografia de emergência, quando ele já sentia tanta dor que não conseguia mais dormir.

O jovem tentava levar a vida de forma positiva, apesar da doença
O jovem tentava levar a vida de forma positiva, apesar da doença Foto: Reprodução / Facebook / Stephen’s Story
“Sempre haverá uma raiva. Se tivessem descoberto mais cedo, poderia ter levado a um prognóstico melhor. Poderia ter mudado a situação. Mesmo dizendo isso, não sou de me lamentar sobre o passado. O que passou, passou”, disse, em entrevista ao jornal. O estudante enfrentou cirurgias e seis meses de quimioterapia, e os médicos disseram que o câncer havia ido embora. Meses depois, Stephen encontrou um caroço atrás do seu joelho e descobriu que a doença havia voltado. Apesar de ter tentado vários tratamentos, o câncer se espalhou e se tornou incurável.
O jovem, então, preparou uma lista de coisas a fazer antes de morrer — entre elas, juntas 10 mil libras para doar ao Teenage Cancer Trust. Com a página do Facebook, criada em janeiro do ano passado, ele rapidamente ultrapassou esse valor. Em abril deste ano, depois de uma crise respiratória decorrente dos tumores que estavam em seu pulmão, ele intensificou a campanha.

O adolescente ao lado do primeiro-ministro britânico David Cameron, em maio deste ano
O adolescente ao lado do primeiro-ministro britânico David Cameron, em maio deste ano Foto: Reprodução / Facebook / Stephen’s Story
Acreditando que não sobreviveria aos próximos dias, ele pediu para seus seguidores lhe ajudarem a bater a marca do um milhão de libras. Daí em diante, Stephen recebeu apoio de celebridades britânicas como David Russel e Piers Morgan e até uma visita do primeiro ministro David Cameron. Até o dia de sua morte, ele conseguiu arrecadar 3,2 milhões de libras para a instituição que auxilia adolescentes com câncer.
Em 27 de abril, depois de “tossir um tumor”, ele ganhou uma sobrevida e pôde voltar para casa. Na época, ele chegou a receber críticas nas redes sociais de usuários que se sentiam “enganados” porque “estaria bem” e a descrição do câncer terminal teria sido “exagerada”. “Desculpe decepcionar vocês! Eu ainda tenho câncer e ele ainda é incurável, se isso lhe faz sentir menos ‘enganado’”, tuitou Stephen.

No último domingo, ele voltou ao hospital, porque estava sentido dificuldade para respirar. A família tinha esperança de que ele estivesse sofrendo uma infecção, mas, na verdade, suas vias respiratórias estavam obstruídas por um novo tumor. “Essa coisa toda é um pouco inconveniente, haha. Eu tinha algumas coisas legais planejadas para hoje (domingo), e amanhã eu apareceria na tevê, no BBC Breakfast News! Eu entendo que minha saúde é a prioridade, é claro, e tive que cancelar. Dedos cruzados para que essa questão se resolva e eu deixe o hospital logo! Manterei vocês atualizados sobre meu estado”, escreveu, em seu último post.

Stephen participava de grupos de apio a pessoas com câncer

Mário Luiz (Carioca) com Extra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...