terça-feira, 27 de maio de 2014

10 mil m³ de lama e entulho já foram retirados da Lagoa e obras seguem

Cronograma da obra está sendo executado conforme a previsão inicial, garante secretário

Quem passou pela Lagoa do Parque Solon de Lucena nos útimos dias percebeu uma verdadeira montanha de entulho que foi retirado da água nas obras de revitalização do Parque. O titular da Secretaria de Infraestrutura de João Pessoa (Seinfra), Cássio Andrade, realizou vistoria às obras na noite desta segunda-feira, 26. Na ocasião, ele explicou que as intervenções seguem a todo vapor na fase de desassoreamento das águas. Mais de 10 mil metros cúbicos de material já foram removidos do fundo da Lagoa, o que representa mil de mil viagens de caçamba, em menos de 50 dias.

Clique Aqui para visualizar a Galeria de Fotos
As intervenções para o desassoreamento ocorrem em média a partir das 20h e se estendem por toda a madrugada, fazendo também a limpeza dos entulhos retirados, em horário que não traz prejuízos ao trânsito da cidade e a rotina da população.
Operários trabalham diariamente.
“O cronograma da obra está sendo executado conforme a previsão inicial. A estimativa é da retirada de mais de 30 mil metros cúbicos nesta primeira etapa. O trabalho segue a todo vapor”, destacou Cássio Andrade.
“O destaque dessa obra é o método utilizado. Estamos colocando em prática uma tecnologia inovadora, que garante a execução do projeto sem trazer transtornos para a população. Esta obra vai mudar completamente a forma como os moradores de João Pessoa enxergam esta parte da cidade”, garantiu o secretário.
O projeto de revitalização da Lagoa é dividido em várias etapas. Entre as intervenções previstas nessa primeira etapa estão à remoção do excesso de areia para aumento da profundidade e a melhoria das condições da água, que passará a ser cristalina. Um túnel também será construído para dar mais eficiência ao escoamento das águas excedentes em direção ao Rio Sanhauá.
Para a construção do túnel de escoamento das águas da Lagoa para o Rio Sanhauá, a Prefeitura de João Pessoa vai usar um “método não destrutivo”. A obra será executada no subsolo, processo semelhante ao utilizado na construção de linhas de metrôs subterrâneos.
Na segunda etapa será desenvolvido o plano de urbanização, onde a Lagoa será transformada em um parque com opções de esporte, lazer, cultura e artes. O objetivo é transformar o espaço em uma opção de entretenimento para melhorar a qualidade de vida da população. Tudo isso com iluminação e segurança de alto padrão.
O projeto conta com a participação das secretarias municipais de Planejamento (Seplan), Meio Ambiente (Semam), Infraestrutura (Seinfra) e Desenvolvimento Urbano (Sedurb).

Mário Luiz (Carioca) com WSCOM Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...