segunda-feira, 12 de maio de 2014

Ministério Público acionará Prefeituras para criação de ciclovias

Associação de moradores do Oceania encaminha pedido e promotor diz que vai acionar a PMJP

Ciclofaixa de Lazer
Ciclofaixa de Lazer
Os moradores do bairro Jardim Oceania, em João Pessoa, estão pedindo ciclovias para garantir a segurança dos ciclistas. O risco constante a que são expostas as pessoas que andam de bicicleta no local levou a Associação dos Moradores e Amigos do Bairro Jardim Oceania (Amoceania) a encaminhar, na última segunda-feira, um pedido ao Ministério Público da Paraíba (MPPB). A Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente e Patrimônio Social de João Pessoa vai acionar a Prefeitura da Capital para discutir o assunto, inclusive em relação a outras áreas da cidade, e pedir agilidade nos projetos de mobilidade urbana elaborados pelo município.
A presidente da Amoceania, Anunciata Santiago, ressaltou que o pedido é para interligar a ciclovia da orla com o bairro do Bessa, Jardim Oceania, beneficiando também os moradores destes locais. Ela relatou que a ciclovia existente hoje na praia vem do bairro de Mangabeira, passando pelas praias do Seixas, Cabo Branco e só vai até o Largo da Gameleira, na Praia de Tambaú. “Pedimos a ligação cicloviária entre o bairro Jardim Oceania e seus vizinhos ao Largo da Gameleira, em Tambaú. Não há ciclovia ligando o bairro de Manaíra a Tambaú, nem ao Bairro Jardim Oceania”.
Ela disse que a implantação de ciclovias é política de saúde pública preventiva, que permite mais saúde aos cidadãos. “Estes passarão a fazer mais exercícios, diminuindo as doenças e, consequentemente, as despesas com o SUS. Contudo, o Município de João Pessoa descumpre escancaradamente a nova Lei da Mobilidade Urbana. Fica inerte. Não investe, nem constrói ciclovias, equipamento de baixíssimo custo”.

Mário Luiz (Carioca) com Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...