domingo, 12 de abril de 2015

Impressora 3D que ‘é sucesso’ promete conexão wireless e preço baixo

Impressora 3D que ‘é sucesso’ promete conexão wireless e preço baixo
Uma impressora 3D compacta, que aposta em preço baixo e conexão wireless, é sucesso no Kickstarter. A Tiko aposta na simplicidade do conjunto em corpo único que, segundo seus idealizadores, reduz custos consideravelmente, facilita bastante a calibração do equipamento, além de economizar espaço. Parece que essa fórmula está dando certo: em apenas um dia, o produto superou a quantia prevista pela campanha, de 100 mil dólares.

Design atraente garante custo reduzido, segurança e praticidade à impressora (Foto: Divulgação/Tiko3D)Design atraente garante custo reduzido, segurança e praticidade à impressora (Foto: Divulgação/Tiko3D)
Impressoras 3D precisam ser mantidas calibradas para que não percam eficiência com o tempo. O processo de calibragem varia de impressora para impressora, mas normalmente envolve tempo e conhecimento técnico especializado. No caso da Tiko, esses problemas são contornados com o chassi que protege as partes móveis da impressora e com o uso de um acelerômetro, que percebe oscilações e instrui o sistema que realiza correções de alinhamento necessárias. Inovador, hein?
Qual a utilidade de comprar uma impressora 3D? Opine no Fórum do TechTudo.
Segundo os projetistas da impressora, o corpo único do equipamento, feito para ser robusto e durável, evita a perda de calibragem do equipamento. Apesar da falta de componentes de alta precisão, os criadores da Tiko garantem que ela é capaz de imprimir a uma precisão que atinge a casa dos 50 microns.
Imagem mostra Tiko sendo realimentada de filamento plástico para impressão (Foto: Divulgação/Tiko3D) 
Imagem mostra Tiko sendo realimentada de filamento plástico para impressão (Foto: Divulgação/Tiko3D)
Outro atrativo do projeto da Tiko que agrarda é que ela busca poupar recursos, tentando equilibrar qualidade de impressão com componentes mais baratos e simples. Os braços de sustentação dela, por exemplo, foram desenhados para conter menos peças. Em vez de coolers barulhentos, a Tiko conta com ventilação passiva. Circuitos eletrônicos foram customizados, um extrusor de titânio com isolamento térmico e um sistema que permite a impressão com plástico PLA sem a necessidade de um sistema de refrigeração ativo explicam o baixo custo da iniciativa.
Além do plástico, será possível usar nylon, poliestireno de alto impacto e ABS para imprimir. Dotada de seu próprio controlador wireless, a impressora pode ser conectada a Internet. Nesse modo de uso, você pode leva-la para qualquer lugar para acessar projetos de impressão via web. Outro recurso interessante é que, desde que o usuário permita, a Tiko monitora estatísticas de uso e desempenho para enviar ao fabricante.
O custo para participar da campanha é de US$ 179 (equivalente, em conversão direta, a R$ 549). Brasileiros podem adquirir a impressora, mas devem ficar atentos para custos de envio e possibilidade de taxação pela Receita Federal. A arrecadação vai até 27 de abril e a entrega das primeiras unidades está prevista para novembro.

Via Kickstarter e Tiko 3D

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...