terça-feira, 21 de abril de 2015

Tornado destrói casas e deixa pelo menos dois mortos no Oeste de SC

Fenômeno surpreendeu os meteorologistas locais, já que os ventos podem ter variado de 100km/h até 330km/h

Santa Catarina - Um tornado assustou e devastou a cidade de Xanxerê, localizada no Oeste de Santa Catarina, na tarde desta segunda-feira. O fenômeno não surpreendeu apenas os moradores, mas também os meteorologistas locais, pois os ventos do tornado podem ter variado de 100km/h até 330km/h. De acordo com o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar da cidade, duas pessoas morreram, 120 ficaram feridas e aproximadamente mil estão desabrigadas.

Tornado atingiu sete bairros da cidade de Xanxerê, em Santa Catarina
Foto:  Defesa Civil de Santa Catarina / Divulgação

Em pelo menos sete bairros da cidade, mais de 500 construções foram danificadas entre residências, estabelecimentos comerciais e prédios públicos.
Alguns veículos de comunicações locais divulgaram erroneamente o fenômeno como uma rajada de vento, já que os radares meteorológicos não captaram o tornado, a não ser nuvens altas com uma grande taxa de refletividade, o que indicaria a presença de grandes centros convectivos. Entretanto, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) confirmou na manhã desta terça que se tratava de um tornado.
Vídeo:  Morador filma tornado em SC

O fenômeno de Xanxerê foi classificado com danos de fortes e severos pelo Inmet. Segundo informações, pelo menos cinco torres d energia, que suportariam ventos de até 200km/h, desabaram.
Meteorologistas do instituto relataram que o fenômeno deve ficar entre as escalas F2 e F3, pelas imagens disponíveis. A escala de classificação começa em 65 km/h e chega a mais de 500 km/h. O F0 é o mais fraco e o F5 é considerado o mais forte.

 Mário Luiz (Carioca) com O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...