quarta-feira, 31 de julho de 2013

Brasil atingiu metas da ONU, mas IDH alto ainda é um desafio para o Estado


Diretora da Fundação Solidariedade defende mais ações para PB avançar no desenvolvimento humano



                                      Beatriz Ribeiro e Jorge Chediek
Com o compromisso de trabalhar em prol dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), a Fundação Solidariedade/Nós Podemos Paraíba atenta para os resultados apresentados pelo Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013. Segundo a presidente da Fundação Solidariedade, Beatriz Ribeiro, os índices nacionais demonstram que o Brasil atingiu muitas das metas propostas pela ONU no ano 2000. Mas quando a análise foca determinadas regiões, encontram-se localidades com população carente de políticas públicas e ações sociais.

“A Paraíba apresentou um salto no desempenho do IDHM saindo de um nível considerado muito baixo para um índice médio. Mas a meta do movimento Nós Podemos Paraíba é que nosso Estado atinja o nível alto, necessário para que a maioria da população desfrute de uma vida digna e com oportunidades iguais para todos”, declarou Beatriz Ribeiro.

A colocação do Estado na 23ª posição no ranking do Atlas é um desafio para a continuidade do trabalho que a Fundação Solidariedade/Movimento Nós Podemos Paraíba vem realizando. “Conosco estão 184 instituições e 102 municípios que conhecem profundamente a problemática social e se mobilizam para mudanças efetivas, de forma que melhorias na saúde, redução da mortalidade materna e infantil, além de investimentos em saneamento e infraestrutura, sejam alcançados a fim de aparecerem em pesquisas como essa, que resultaram no Atlas do Desenvolvimento Humano”, afirmou Beatriz.

A presidente da Fundação Solidariedade/Nós Podemos Paraíba lembra ainda que o Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013 traz uma ferramenta gratuita de acesso a informações sobre 5.565 municípios brasileiros e os resultado da análise de mais de 180 indicadores socioeconômicos do País – também sob a perspectiva municipal: entre eles demografia, educação, renda, habitação, trabalho e vulnerabilidade. “Uma ferramenta útil tanto para os gestores públicos quanto para a sociedade”, disse.

Paraíba alfabetiza mais

A respeito dos dados do Atlas do Desenvolvimento Humano, a secretária de Educação do Estado, Márcia Lucena, afirmou que os números melhoraram nos últimos anos. “O levantamento apresenta dados de 2010, mas deste ano até 2012, a educação no Estado evolui bastante. De acordo com dados do Ministério da Educação, a Paraíba foi o Estado que teve a maior queda em índice percentual no número de analfabetos, nos últimos dois anos, chegando em 17%, entre pessoas com mais de 18 anos. Ou seja, isso mostra que os dados vêm mudando, por causa das inúmeras iniciativas do Governo Estadual e Federal. Nos últimos anos, estamos alfabetizando, anualmente, 48 mil pessoas por meio do programa Brasil Alfabetizado”, explicou.

Para se calcular o IDHM são considerados três indicadores: vida longa e saudável (longevidade), acesso ao conhecimento (educação) e padrão de vida (renda).

Os dados da pesquisa do “Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013”, divulgados na última segunda-feira, 29, pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) sobre os Índices de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), revelam que a Paraíba ocupa a 23º posição no ranking, com indicador de 0,658, considerado de nível médio. Na última pesquisa, divulgada em 2003, o Estado obteve índice de 0,382, o que revela um aumento de mais de 70% nos últimos anos.

Mário Luiz (Carioca) com Portal Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...