Diretora da Fundação Solidariedade defende mais ações para PB avançar no desenvolvimento humano
“A Paraíba apresentou um salto no desempenho do IDHM saindo de um nível considerado muito baixo para um índice médio. Mas a meta do movimento Nós Podemos Paraíba é que nosso Estado atinja o nível alto, necessário para que a maioria da população desfrute de uma vida digna e com oportunidades iguais para todos”, declarou Beatriz Ribeiro.
A colocação do Estado na 23ª posição no ranking do Atlas é um desafio para a continuidade do trabalho que a Fundação Solidariedade/Movimento Nós Podemos Paraíba vem realizando. “Conosco estão 184 instituições e 102 municípios que conhecem profundamente a problemática social e se mobilizam para mudanças efetivas, de forma que melhorias na saúde, redução da mortalidade materna e infantil, além de investimentos em saneamento e infraestrutura, sejam alcançados a fim de aparecerem em pesquisas como essa, que resultaram no Atlas do Desenvolvimento Humano”, afirmou Beatriz.
A presidente da Fundação Solidariedade/Nós Podemos Paraíba lembra ainda que o Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013 traz uma ferramenta gratuita de acesso a informações sobre 5.565 municípios brasileiros e os resultado da análise de mais de 180 indicadores socioeconômicos do País – também sob a perspectiva municipal: entre eles demografia, educação, renda, habitação, trabalho e vulnerabilidade. “Uma ferramenta útil tanto para os gestores públicos quanto para a sociedade”, disse.
Paraíba alfabetiza mais
A respeito dos dados do Atlas do Desenvolvimento Humano, a secretária de Educação do Estado, Márcia Lucena, afirmou que os números melhoraram nos últimos anos. “O levantamento apresenta dados de 2010, mas deste ano até 2012, a educação no Estado evolui bastante. De acordo com dados do Ministério da Educação, a Paraíba foi o Estado que teve a maior queda em índice percentual no número de analfabetos, nos últimos dois anos, chegando em 17%, entre pessoas com mais de 18 anos. Ou seja, isso mostra que os dados vêm mudando, por causa das inúmeras iniciativas do Governo Estadual e Federal. Nos últimos anos, estamos alfabetizando, anualmente, 48 mil pessoas por meio do programa Brasil Alfabetizado”, explicou.
Para se calcular o IDHM são considerados três indicadores: vida longa e saudável (longevidade), acesso ao conhecimento (educação) e padrão de vida (renda).
Os dados da pesquisa do “Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013”, divulgados na última segunda-feira, 29, pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) sobre os Índices de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), revelam que a Paraíba ocupa a 23º posição no ranking, com indicador de 0,658, considerado de nível médio. Na última pesquisa, divulgada em 2003, o Estado obteve índice de 0,382, o que revela um aumento de mais de 70% nos últimos anos.
Mário Luiz (Carioca) com Portal Correio
Nenhum comentário:
Postar um comentário