sábado, 3 de maio de 2014

Leão que foi sequestrado em São Paulo é encontrado em Maringá

Animal estava no criadouro do ex-dono; um funcionário chegou a ser preso.
Chamado de Rawell, o leão foi doado para criadouro no interior paulista.

Leão sequestrado no interior de São Paulo foi encontrado em Maringá (Foto: Erick Gimenes/G1) 
Leão sequestrado no interior de São Paulo foi
encontrado em Maringá (Foto: Erick Gimenes/G1)
O leão Rawell sequestrado em Monte Azul Paulista (SP) foi localizado em Maringá, no norte do Paraná, neste sábado (2). A Polícia Civil cumpriu o mandado de busca e apreensão do animal, expedido pela Justiça parananese, no criadouro ex-dono do animal, Ary Marcos, que abriga mais de dez trigres. Um funcionário do local foi preso por desobediência, porque não permitiu que os policiais entrassem no local.
 "Teve uma discussão entre os donos dos criadouros do Paraná e de São Paulo. O Ary apresentou um documento do Ibama que diz que ele é o fiel depositário do animal. Eles tentaram entrar em acordo, mas não conseguiram. Foi aí que o Ary decidiu agir com as próprias mãos", diz o delegado Leandro Roque, que afirmou, ainda, que o animal vai seguir no canil de Maringá já que não tem para onde ser levado.
Segundo o delegado, Ary Marcos não está na cidade e vai ter que comprovar a posse do animal na delegacia de Monte Azul Paulista. Se os documentos forem ilegais, ele pode ser indiciado por furto.
O advogado de Ary Marcos não quis falar com a imprensa.
Polícia cumpre o mandado de busca e apreensão em canil de Maringá (Foto: Erick Gimenes/G1)Polícia cumpre o mandado de busca e apreensão em canil de Maringá (Foto: Erick Gimenes/G1)
Relembre
O leão foi furtado na madrugada de quinta-feira (1º). Segundo o médico Oswaldo Garcia Junior, dono do criadouro onde o animal estava, homens que arrombaram o portão do centro de reabilitação, abriram a jaula e sequestraram o felino.
Imagens de câmeras de segurança de uma chácara vizinha mostram uma caminhonete invadindo o criadouro com um objeto parecido com uma jaula na carroceria. As gravações também mostram dois homens andando pela rua que dá acesso ao local com um objeto que, segundo a polícia, pode ter sido usado para sedá-lo. Os homens saem em marcha à ré e vão embora carregando o felino, ainda conforme a polícia.
Rawell, de 9 anos, estava há cinco no criadouro, segundo Junior. Ele foi doado pelo dono do criadouro de Maringá bastante debilitado à época, afirma o dono do centro de reabilitação. O homem disse que um dos homens que aparecem nas imagens das câmeras de segurança é o ex-dono do leão.
Perícia
Uma perícia feita no local do crime apontou que o leão provavelmente foi dopado e arrastado antes de ser sequestrado. Segundo o perito criminal Nilceu Fortunato, os criminosos sabiam bem como lidar com o animal.

Mário Luiz (Carioca) com G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...