segunda-feira, 8 de julho de 2013

Sobe para 13 número de mortos em explosão de trem no Canadá

Oito corpos foram encontrados durante o dia.
Polícia estima que cerca de 50 pessoas estejam mortas ou desaparecidas.

Buscas continuam em Lac-Megantic, Quebec, no local da explosão de um trem carregado de petróleo (Foto: AP) 
Buscas continuam em Lac-Megantic, Quebec, no local da explosão de um trem carregado de petróleo (Foto: AP)
A polícia canadense afirmou nesta segunda-feira (8) que o número de mortos em um desastre de trem que transportava petróleo bruto em Québec, no Canadá, subiu para 13 depois que mais oito corpos foram encontrados durante o dia.
A polícia estima que cerca de 50 pessoas estejam mortas ou desaparecidas, depois que gigantescas explosões destruíram dezenas de edifícios no centro de Lac-Mégantic no sábado.
Anteriormente, a polícia havia dito que o número de desaparecidos era 40.
Acidente
As cinco locomotivas e os 72 vagões de transporte de combustível, formando uma composição sem maquinista, estavam estacionados a cerca de 12 quilômetros de Lac-Megantic, mas no começo da manhã de sábado os freios por algum motivo se soltaram, e o trem desceu ladeira abaixo, chegando em grande velocidade ao centro da aldeia.
Ele então descarrilou e explodiu, destruindo dezenas de edificações e matando 13 pessoas. Outras 50 continuam desaparecidas, e poucos moradores acham que essas vítimas serão encontradas com vida.
A polícia disse que não conseguiu fazer investigações em grande parte do centro da pequena cidade durante a noite, porque o local continuava perigoso demais. Dezenas de vagões de combustível, alguns destruídos, permanecem no local. A polícia disse ter a expectativa de que os bombeiros liberem o lugar na segunda-feira.
Cerca de 2.000 pessoas foram retiradas das suas casas em Lac-Megantic, cidade de 6.000 habitantes na província francófona do Québec, cercada por florestas e próxima da fronteira com os EUA.
Nenhum dos mortos foi identificado até agora. Dois corpos gravemente queimados foram resgatados e enviados a Montreal para investigação, e outros três serão levados ainda na segunda-feira, segundo autoridades do departamento médico-legal.
A Comissão de Segurança dos Transportes do Canadá já recuperou a caixa-preta do trem e um outro dispositivo que contém dados sobre o sistema de frenagem.
Ed Burkhardt, presidente da empresa Montreal, Maine & Atlantic Railway, dona do trem, disse que o procedimento padrão para guardar o trem seria manter uma das cinco locomotivas ligadas, para preservar a pressão dos freios, mas que isso não aconteceu -todas foram desligadas no final da sexta-feira.
Além disso, houve um princípio de incêndio na noite de sexta-feira no trem, e não está claro se a ação dos bombeiros pode ter contribuído com o acidente.

Mário Luiz (Carioca) com G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...